quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

GRE Agreste Meridional orienta abertura do ano letivo no I Colegiado de Gestores Escolares de 2016

Equipes gestoras das escolas da rede estadual na região receberam hoje (27) as orientações iniciais para abertura do ano letivo, durante o I Colegiado de Gestores Escolares de 2016. O evento, que também contou com a participação de Analistas Educacionais e Educadores de Apoio, aconteceu na sede da GRE Agreste Meridional, durante o período da manhã, e faz parte das ações de gestão compartilhada adotadas pela Gerência Regional.

A gestora da GRE Agreste Meridional, Adelma Elias, fez um resgate dos últimos resultados publicados pelo Pacto Pela Educação como instrumento de diagnóstico para subsidiar o planejamento de ações para 2016 a ser executado nas unidades escolares. Neste sentido, foram debatidos os indicadores de resultado e de processo pelos quais as escolas são avaliadas sistematicamente durante o ano.

No que diz respeito aos aspectos pedagógicos, a Unidade de Desenvolvimento do Ensino destacou os principais encaminhamentos para os dias de formação inicial de professores nas escolas que, este ano, trabalhará o tema “ESCOLA: espaço de discussão, construção e apropriação de experiências curriculares”. 

A maior parte da pauta foi dedicada à organização das unidades escolares para o começo das atividades pedagógicas em 2016. Dessa forma, a gestora Adelma Elias apresentou o Manual de Orientações para Início do Ano Letivo, que dá informações sobre os procedimentos necessários para recebimento dos estudantes. Foram discutidos a organização dos ambientes, de materiais, da equipe de pessoal, do Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE) e dos órgãos colegiados.

Este foi o primeiro Colegiado de Gestores Escolares de 2016. Além deste, outros quatro encontros entre equipes gestoras das escolas e GRE Agreste Meridional estão programados para o primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário