terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Escolas técnicas abrem inscrição

Segundo o secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, das 11 novas unidades, nove estão em construção.


Começam hoje e vão até 9 de janeiro as inscrições para processo seletivo que vai preencher 5.445 vagas em 25 escolas técnicas estaduais. Interessados devem se inscrever no site da Fadurpe (www.fadurpe.com.br), responsável pela seleção. As vagas estão distribuídas em 14 escolas já existentes e 11 que serão inauguradas em 2012. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de janeiro, com divulgação do resultado no dia 27 do mesmo mês.

Segundo o secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, das 11 novas unidades, nove estão em construção. Ficam nas cidades de Araripina, Bezerros, Bonito, Camaragibe, Carnaíba, Gravatá, Lajedo, Santa Cruz do Capibaribe e São José do Egito. "As outras duas são prédios comprados pelo governo. O antigo Colégio Pio XII, na Iputinga, e o Marista do Janga, em Paulista", destaca o secretário. As obras estão em fase de acabamento, com mais de 60% do trabalho concluído.

O investimento nas novas escolas equivale a cerca de R$ 60 milhões, com verbas federais. Para adquirir os dois prédios, o Estado desembolsou mais R$ 18 milhões. A estimativa do secretário de Educação é inaugurar os colégios em março.

Cada nova unidade ofertará 90 vagas em turmas do ensino médio integrado, voltado para estudantes que farão as três séries finais da educação básica paralelamente à formação técnica. No segundo semestre devem ser abertas novas turmas para o ensino médio subsequente, cujas vagas são para os que já têm nível médio completo.

O secretário-executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, informa que das 5.445 vagas ofertadas 3.195 são para o médio integrado e 2.250 para o subsequente. "Todos os candidatos farão provas de português e matemática, cada uma com 20 questões objetivas. A exceção são os candidatos da Escola Cícero Dias, de Boa Viagem, que farão também um teste de raciocínio lógico no dia 29 de janeiro", explica Paulo Dutra.

As duas unidades com maior quantidade de vagas são a Escola Técnica Agamenon Magalhães (Etepam), na Encruzilhada, e a Soares Dutra, em Santo Amaro, cada uma com 585 vagas. Na Etepam os cursos são edificações, design, manutenção em suporte em informática e mecatrônica entre outros. Na Soares Dutra algumas das opções são segurança do trabalho, prótese dentária, nutrição e dietética, libras e análise clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário