quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alunos da rede pública do estado receberão equipamento com licença especial da gigante Microsoft


Os alunos da rede estadual de ensino receberão tablets equipados com os principais programas da Microsoft, uma das principais empresas da área. A parceria entre a Secretaria de Educação do Estado (SEE) e a Microsoft foi firmada ontem. A gigante americana vai disponibilizar uma licença especial MSIS (Microsoft Student Innovation Suite) para os tablets e máquinas que serão usados em ambiente escolar. Isso significa que o governo vai pagar valores irrisórios pelos produtos Windows e Office para poder investir mais em inclusão tecnológica e equipamentos de qualidade. No ano que vem, a SEE vai distribuir 170 mil tablets para os alunos do 2º e do 3º ano do ensino médio. A iniciativa é inédita nas escolas públicas do país.

A partir de março, todos os tablets terão sistema operacional e pacote Office licenciado. “Nós gastaríamos R$ 180 por programa se não existisse a parceria. Outra vantagem é que o aluno da rede estadual vai usar uma tecnologia que existe em todo o mundo”, explicou o secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes. A licença especial da Microsoft é uma ação que existe há três anos e já funciona em escolas públicas da Rússia, China e Índia. A compra dos tablets para os estudantes está em fase de licitação. Segundo Gomes, a parceria também prevê o download de programas pedagógicos para equipar os notebooks dos professores da rede. Os docentes ganharam um computador pessoal através do programa Professor Conectado.

Resolvida esta primeira etapa da inclusão tecnológica na rede estadual, o desafio do secretário será outro. É que muitos alunos das escolas públicas só entram na internet para acessar as redes sociais. Um hábito que precisa ser mudado para que a inserção do tablet vire sucesso. Jéssica Tayane Melo, aluna do 1º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Sizenando Silveira, tem computador em casa mas só usa MSN e Orkut. “Vou tentar usar o tablet para estudar e fazer pesquisas”, confessou. Para evitar a tentação, a internet sem fio que será instalada nas escolas da rede terá filtros para as redes sociais. Quarenta professores da rede serão capacitados, durante dez meses, pela Microsoft. “Vamos instruir os professores para que eles usem a tecnologia a favor das suas disciplinas”, explicou o diretor de educação da Microsoft no Brasil, Emílio Munaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário