segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

SEE divulga resultado da 2ª etapa de seleção pública do PFF


A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, através do Programa Paulo Freire (PFF), divulga o resultado da 2ª Etapa da Seleção Pública para voluntários alfabetizadores, coordenadores de turmas e alfabetizadores tradutores – intérpretes de libras. Eles irão atuar nas ações de alfabetização no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado/Programa Paulo Freire- Pernambuco Escolarizado nos municípios jurisdicionados às Gerências Regionais de Afogados, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Limoeiro, Metro Sul, Metro Norte, Nazaré da Mata, Palmares, Petrolina, Recife Sul, Salgueiro e Vitória. Os voluntários já passaram pela 1ª etapa classificatória - análise de documentação e a 2ª Etapa eliminatória - Formação Inicial com carga Horária de 40 horas, conforme portarias nº 5944 de 15/06/2017 e 7824 de 15/08/2017. 

Confira o resultado aqui

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

SEE lança edital do Programa Ganhe o Mundo 2018

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) divulgou nesta quarta-feira (29) o lançamento do edital 2018 do Programa Ganhe o Mundo (PGM). A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença do governador do Estado, Paulo Câmara, e do secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, além de deputados, estudantes, professores, autoridades nacionais e internacionais. Na cerimônia, foram apresentadas novidades do PGM Tradicional e das modalidades Musical e Esportivo. O edital será divulgado no dia 1º de dezembro.

A partir de 2018, os programas de intercâmbio serão ampliados nos seus números de vagas e terão a inclusão de outros países na grade oficial de idiomas do curso de línguas. Antes, o programa ofertava 25 vagas para os estudantes irem à Espanha. Na nova edição, o número de vagas será ampliado para 65. Outra novidade é a inserção da Colômbia e Alemanha como países de destino. Em fevereiro de 2018, cinco estudantes da Rede Estadual de Ensino irão para a região de Berlim onde participarão do programa internacional de intercâmbio no DID Deutsch-institut. Para essa nova edição, cinco escolas irão ofertar o alemão por meio do PGM.

O Programa Ganhe o Mundo Musical também será ampliado na nova edição 2018. O programa que antes contava com 10 vagas passará a oferecer 20. As vagas serão divididas entre dois países: Canadá e Espanha. Os estudantes estudarão em escola tradicional e escola de música. O aprimoramento do Programa Ganhe o Mundo Esportivo também estará na edição 2018. O programa que atendia 20 estudantes passará a contemplar 25 com destino ao Canadá.

“O Programa Ganhe o Mundo é muito mais do que um programa para você aprender uma segunda língua. É muito mais que um programa para que os nossos estudantes possam ter uma experiência de passar um semestre letivo no exterior. Essa nova geração de pernambucanos, é uma geração muito mais conectada com o mundo e com certeza vai contribuir para o nosso desenvolvimento” falou Amancio.

O governador falou que o programa, além de ser pioneiro, é inovador e tem feito a diferença na vida dos estudantes pernambucanos. “Queremos oferecer uma educação inclusiva, que abra os caminhos, que mostre as oportunidades e que dê a certeza para todos que estão fazendo seu dever possam alcançar seus sonhos. O Programa Ganhe o Mundo é o reconhecimento dos jovens pelo seu esforço, porque tiraram notas boas, porque fizeram os cursos de língua e foram aprovados” encerrou.

Fonte: SEE

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Programa Missão Pedagógica no Parlamento abre inscrições para edição 2018

Seguem até o dia 13 de dezembro as inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento, edição 2018. O processo seletivo é válido para professor regente, coordenador ou orientador pedagógico de escolas públicas. De todos os inscritos, serão sorteados eletronicamente 432 educadores, sendo 16 por estado. O projeto é uma formação para educadores que desejam levar para suas escolas aprendizados sobre cidadania, política, democracia e Poder Legislativo. 

O programa compreende duas fases. A fase presencial acontecerá na Câmara dos Deputados e abordará conteúdos e metodologias sobre educação para a democracia nas escolas e temas relativos ao parlamento de forma contextualizada e reflexiva. Nessa fase do programa a Câmara dos Deputados irá arcar com todas as despesas dos participantes. Na fase a distância os professores irão desenvolver em sua escola um projeto de educação para a democracia tendo o Poder Legislativo como foco de interesse. A conclusão com êxito de toda formação garante um certificado de 120 horas.

Serviço:

Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2018
Inscrições: até o dia 13 de dezembro de 2017

Processo seletivo - Curso "Educação para Democracia e o Parlamento": de 19 de fevereiro a 6 de abril de 2018, com carga horária de 30 horas, na modalidade a distância

Encontro Presencial: 4 a 8 de junho de 2018, em Brasília

Módulo a distância: de 30 de julho a 9 de novembro de 2018


Para edital e inscrição, clique aqui.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Projeto Travessia encerra ciclo de formações de 2017

O ciclo de formações do Projeto Travessia, em 2017, encerra nesta quinta-feira (23), com a conclusão do último momento de estudos com os educadores. Sediado na GRE do Agreste Meridional, para os professores do Ensino Médio, e na Escola Professora Elvira Viana, para os docentes do Ensino Fundamental, o encontro iniciou na terça-feira (21) e recebe representantes das Gerências Regionais de Palmares, Floresta e Afogados da Ingazeira. 

Nas duas etapas de ensino, a formação é voltada para o 1º Módulo do Projeto Travessia, trabalhando com as disciplinas de Português, Biologia, Filosofia, além dos percursos livres de Português e Matemática. Na pauta, também constam, ainda, a apresentação do projeto pedagógico complementar “corpo e movimento”.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ETE Governador Eduardo Campos promove intervenção comunitária com o projeto "Adote uma Escola"

Estudantes e professores da Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, em São Bento do Una, vêm demonstrando que lugar de aprendizagem não é só na sala de aula. Com o projeto de extensão “Adote uma Escola”, a unidade de ensino soma a necessidade de aliar teoria e prática com a importância de atuar positivamente na comunidade, por meio da intervenção técnica em laboratórios de informática de escolas municipais. 

A iniciativa, liderada pelo professor da base técnica de Rede de Computadores Anderson Alves, envolve os estudantes da disciplina Montagem e Manutenção de Computadores em visitas de diagnóstico nas escolas da rede municipal de São Bento do Una, com o intuito de verificar quais equipamentos estão em desuso por falta de manutenção e quais as necessidades de reparo para que voltem a servir à comunidade escolar. A partir disto, os alunos elaboram um plano resolutivo, sob a supervisão dos professores do curso, cuja manutenção ocorre prioritariamente com a reutilização de peças.

“A contribuição pedagógica com este trabalho é facilitar o ensino e a aprendizagem do aluno, trabalhando conjuntamente teoria e prática. Além de termos laboratórios para a prática dos estudantes, a ideia é que eles possam trabalhar de fato na área, e nada melhor do que inseri-los em um local no qual possam exercitar tudo aquilo que aprenderam”, avalia o professor Anderson Alves. E os frutos sociais do projeto estão sendo reconhecidos pelos próprios alunos participantes. “Uma das coisas mais positivas é que, além do conhecimento que adquirimos, nós também tivemos a oportunidade de ajudar outros alunos para que eles voltassem a ter acesso aos laboratórios”, observou Maria Sabrina Cavalcante da Costa Silva, aluna do 1º do curso técnico em Redes de Computadores na modalidade médio integrado.

Desde a primeira visita de intervenção, realizada no dia 03 de novembro, duas escolas do município já foram atendidas pelo projeto. Ao final do ano letivo, a expectativa dos realizadores é que seja efetivada a manutenção integral dos equipamentos e entrega dos espaços para utilização regular da comunidade escolar, com computadores e rede em pleno funcionamento. Além disso, o projeto prevê uma etapa formativa, em que o público beneficiado seja sensibilizado quanto ao uso adequado dos equipamentos e ambientes de informática, a fim de prolongar a vida útil dos equipamentos.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Seminário integra profissionais do PNAIC com o Programa Novo Mais Educação

Numa articulação entre os profissionais da Educação Infantil que trabalham com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com os Articuladores e Mediadores do Programa Novo Mais Educação (PNME), a GRE do Agreste Meridional promoveu ontem (16) o I Seminário de Abertura, com o objetivo de apresentar o Programa e o tema “Alfabetização e Letramento na busca da qualidade da aprendizagem dos estudantes”, tomando como metodologia Projeto Pedagógicos.

O Seminário foi realizado pela Unidade de Acompanhamento da Educação Infantil e Anos Iniciais (UEA) e contou com 08 profissionais das escolas estaduais Pe. Antonio Callou (Canhotinho), Professora Elisa Coelho, Simoa Gomes e Duque de Caxias (Garanhuns). Segundo depoimento dos participantes, o encontro foi de grande valia por ter atingido a prática de sala de aula, trazendo grandes contribuições para a melhoria do trabalho pedagógico.

O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Formação da EJA aborda Livro de Didático

A Secretaria de Educação de Pernambuco, por meio da Gerência de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos, realiza entre os dias 16 e 17 de novembro mais uma ação do Programa de Formação Continuada em Serviço para Professores da EJA. A GRE do Agreste Meridional sedia o evento e recebe as Gerências Regionais sediadas em Palmares, Vitória, Caruaru, Limoeiro e Nazaré da Mata.

O tema para a formação é “Potencializando o Uso do Livro Didático”. Com ele, espera-se que os participantes reconheçam o livro didático como um importante instrumento de trabalho para estudantes e professores, contemplando possibilidades de uso significativo desse recurso na prática docente.

Assim, o livro didático foi abordado a partir de suas diferentes perspectivas, com análise de situações de uso desta ferramenta na EJA, além de atividades práticas de planejamento e desenvolvimento de ações compartilhadas.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Café Filosófico envolve professores de Ciências Humanas em momento formativo

Uma proposta diferenciada envolveu professores de História, Geografia, Sociologia e Filosofia da rede estadual em mais um momento formativo na GRE do Agreste Meridional. Na manhã de ontem (16), os docentes participaram do “I Café Filosófico”, uma maneira interativa de debater o tema “Provocações e perspectivas para o ensino de Ciências Humanas na atualidade”. 

A ideia foi estimular o diálogo integrado entre as disciplinas que compõem a área e, assim, promover reflexões acerca de temáticas que transcendem a fragmentação das disciplinas e que articulem teoria e prática, reflexão e ação. A rodada de apresentações que antecedeu os debates trouxe como temas o ensino de humanas no século XXI: contribuições da Antropologia Reflexiva; materialismo histórico: a emergência da apolítica marxiana; metodologia regressiva: uma visão da história do presente; e harari: a mudança da autoridade para algoritmos e o futuro da educação. Logo após, foi aberto um espaço de troca de ideias, compartilhamento de experiências e sistematização de demandas dos profissionais da rede estadual.

O debate em formato de Café Filosófico surgiu com a prática dos professores Pedro Teixeira, Wellington Brito e Marcos e Diego Carneiro em sala de aula. Após compartilhar a experiência com a GRE, o projeto foi expandido para atender à demanda de formação docente entre os demais educadores da região. “Procuramos levar temas necessários para uma formação mais crítica do educador. A discussão fluiu bastante e esperamos que as provocações feitas tenham servido como um convite aos professores para construir espaços de debate que envolvam professores e alunos nas escolas. Foi um momento de troca de ideias extraordinário”, explica e avalia o professor Wellington Brito, um dos realizadores da ação.

A gerente da GRE do Agreste Meridional, Adelma Elias, aprovou o trabalho realizado pela equipe. “A formação continuada de professores pressupõe, sobretudo, movimento de troca. E dessa vez a troca de experiências, saberes (histórias e estórias) foi regada pelo amor que inspira a docência dos que fazem das ciências humanas a possibilidade de modificar a compreensão de mundo dos educandos. O sabor do café propiciou aos nossos professores debater as principais desafios e possibilidades da área, durante nosso Café Filosófico. Experiência rica e oportunidade única de potencializar e integrar o ensino das componentes curriculares constituintes desta tão importante área do conhecimento”, comenta.

Letramento digital é tema da última formação para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental em 2017

Com o tema “Produção de textos na perspectiva do letramento digital e da multimodalidade”, a GRE realizou hoje (16) a IV formação continuada para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais. O encontro teve como objetivo discutir e construir conceitos relativos à produção de textos multimodais na perspectiva do multiletramento. 

Durante a formação, que contou com palestra, apresentação oral e vídeo, foram sugeridas ferramentas digitais disponíveis na internet para o trabalho com este tipo de produção textual. Além disto, foi oportunizada aos participantes a troca de conhecimentos e socialização de práticas didáticas. 

As formações continuadas para professores do Ensino Fundamental Anos Finais são planejadas e executadas pela Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), por meio do Núcleo de Formação Continuada (NFC) da GRE.

De Garanhuns, medalhista de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática recebe premiação no Rio de Janeiro

Após competir com 18 milhões de estudantes, cerca de 500 jovens de todo o país participaram na última terça-feira (14) da premiação de medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMP), que aconteceu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre eles, Augusto Sérgio Belarmino Leite, da Escola Professora Elvira Viana. Com 13 anos de idade e estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, ele recebeu a medalha de ouro ao lado da gerente da GRE do Agreste Meridional, professora Adelma Elias.


Antes de receber o resultado, divulgado no final de 2016, Marcelo já demonstrava confiança no seu desempenho. “Estava muito ansioso pelo resultado da olimpíada porque eu havia estudado bastante e sabia que tinha feito uma boa prova. Enquanto esperava o resultado eu dizia a minha mãe: ‘eu vou ganhar a medalha de ouro, eu sei que vou’. Estou muito feliz”, comentou o aluno que, de acordo com os professores da escola, se destaca em todas as disciplinas. 

Os estudantes Elian Alessandro Lima dos Anjos e Letícia Costa Oliveira Silva, ambos da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra (Garanhuns), também fizeram bonito na OBEMP. Eles marcaram a presença no pódio recebendo medalhas de bronze. Além deles, outros 44 estudantes do Agreste Meridional foram contemplados com Menção Honrosa na competição. 

A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e financiada pelo MEC - Ministério da Educação e pelo MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A premiação realizada nesta semana corresponde ao resultado da edição de 2016. De acordo com o IMPA, 99,6% municípios brasileiros tiveram inscritos naquele ano.