Uma proposta diferenciada envolveu professores de História, Geografia, Sociologia e Filosofia da rede estadual em mais um momento formativo na GRE do Agreste Meridional. Na manhã de ontem (16), os docentes participaram do “I Café Filosófico”, uma maneira interativa de debater o tema “Provocações e perspectivas para o ensino de Ciências Humanas na atualidade”.
A ideia foi estimular o diálogo integrado entre as disciplinas que compõem a área e, assim, promover reflexões acerca de temáticas que transcendem a fragmentação das disciplinas e que articulem teoria e prática, reflexão e ação. A rodada de apresentações que antecedeu os debates trouxe como temas o ensino de humanas no século XXI: contribuições da Antropologia Reflexiva; materialismo histórico: a emergência da apolítica marxiana; metodologia regressiva: uma visão da história do presente; e harari: a mudança da autoridade para algoritmos e o futuro da educação. Logo após, foi aberto um espaço de troca de ideias, compartilhamento de experiências e sistematização de demandas dos profissionais da rede estadual.
O debate em formato de Café Filosófico surgiu com a prática dos professores Pedro Teixeira, Wellington Brito e Marcos e Diego Carneiro em sala de aula. Após compartilhar a experiência com a GRE, o projeto foi expandido para atender à demanda de formação docente entre os demais educadores da região. “Procuramos levar temas necessários para uma formação mais crítica do educador. A discussão fluiu bastante e esperamos que as provocações feitas tenham servido como um convite aos professores para construir espaços de debate que envolvam professores e alunos nas escolas. Foi um momento de troca de ideias extraordinário”, explica e avalia o professor Wellington Brito, um dos realizadores da ação.
A gerente da GRE do Agreste Meridional, Adelma Elias, aprovou o trabalho realizado pela equipe. “A formação continuada de professores pressupõe, sobretudo, movimento de troca. E dessa vez a troca de experiências, saberes (histórias e estórias) foi regada pelo amor que inspira a docência dos que fazem das ciências humanas a possibilidade de modificar a compreensão de mundo dos educandos. O sabor do café propiciou aos nossos professores debater as principais desafios e possibilidades da área, durante nosso Café Filosófico. Experiência rica e oportunidade única de potencializar e integrar o ensino das componentes curriculares constituintes desta tão importante área do conhecimento”, comenta.
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