Professores de Matemática do Ensino Médio da rede estadual participaram hoje, 29 de março, da primeira formação continuada voltada para o componente curricular de 2016. O encontro aconteceu na sede da GRE do Agreste Meridional, durante o período da manhã, e contemplou cerca de 80 educadores da região.
A ação consiste em momentos de estudos, reflexão e socialização de conteúdos trabalhados nas unidades didáticas, bem como discussão sobre a prática pedagógica vivenciada no componente curricular de Matemática do Ensino Médio, a fim de atender as expectativas de aprendizagem dos estudantes na perspectiva da formação de qualidade social.
A partir da necessidade de articular as avaliações externas, enquanto instrumentos de diagnóstico, com a formação docente, a pauta iniciou com a disseminação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE). Foram apresentadas as proficiências de Matemática nas diferentes etapas de ensino avaliadas no final de 2015, assim como a participação dos estudantes nas provas.
A parte específica da formação trabalhou alguns aspectos importantes no ensino do Eixo Álgebra e Funções, previstas no currículo do Ensino Médio, apresentando possibilidades de trabalho como oficinas, experimentos e sequências didáticas envolvendo a temática. Para isto, nove descritores presentes nas avaliações externas e dez expectativas de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares foram contemplados pelos formadores.
As formações continuadas acontecem sistematicamente, com periodicidade bimestral, para professores de Matemática e Língua Portuguesa, promovidas a partir de uma articulação entre Secretaria de Educação do Estado e GRE do Agreste Meridional.
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