O exame corrige o fluxo escolar e concede certificado do ensino fundamental
Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os primeiros anos escolares têm a chance de obter a certificação do ensino fundamental através do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), do INEP. O exame, gratuito e voluntário, avalia as competências, habilidades e saberes através da aplicação de uma prova objetiva e tem por finalidade corrigir o fluxo escolar. As inscrições para o Encceja terminam na próxima sexta-feira (22.02.13)
Para realizar as provas os candidatos devem ter idade mínima de 15 anos e não ter concluído o ensino fundamental. As inscrições são feitas apenas pela internet no site do INEP (sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/). Encerrado o prazo de inscrição, o candidato receberá pelos Correios, no endereço declarado no ato da inscrição, o cartão de confirmação com o número de inscrição, data, hora e local de realização das provas.
O exame será aplicado no dia 14 de abril e consiste em quatro provas, cada uma com 30 questões objetivas e uma proposta de tema para Redação. São elas a prova I de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação; a prova II é de matemática; a prova III engloba geografia e história e a prova IV explora questões de ciências naturais. As provas são realizadas em dois horários: as provas III e IV serão aplicadas das 8h às 12h e as provas I e II das 14h às 19h.
No site do INEP está disponível o material para estudo, além da matriz de competências e habilidades de cada uma das quatro provas.
ENCCEJA – Além de atender as pessoas que não concluíram o ensino fundamental, o exame também é aplicado para as pessoas privadas de liberdade, jovens sob medidas socioeducativas e para brasileiros residentes no exterior que desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental.
Fonte: SEE - PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário