sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Projeto de estudante da EREM João Fernandes da Silva promove inserção de jovens no mercado de trabalho

Resultado do olhar inquieto sobre as dificuldades de inserção no mercado de trabalho dos jovens da sua cidade, o estudante Iraildo Barbosa, da EREM João Fernandes da Silva – município de São João, no Agreste Meridional –, criou e vem desenvolvendo, junto a um grupo de colegas, o projeto “A Inclusão dos Jovens no Mercado de Trabalho”, que está impactando positivamente a realidade local.

A iniciativa atua no incentivo à formação profissional e na divulgação de oportunidades de trabalho entre os jovens de São João. Para isto, Iraildo e os colegas mantêm canais de comunicação virtual e buscam parcerias com instituições que possam ajudá-los a viabilizar o trabalho. 

A mais recente parceria foi firmada com o Expresso Cidadão de Garanhuns. Após diagnóstico das principais dificuldades de inserção no mercado de trabalho, os jovens perceberam que a falta de documentação era um dos primeiros entraves na busca por emprego. Com base na informação de que mais de 400 estudantes da EREM João Fernandes não possuem Carteira de Trabalho, o grupo gestor do projeto, em articulação com a GRE do Agreste Meridional e Secretaria de Educação do município, acionou o Expresso Cidadão para realizar mutirões de atendimento aos estudantes. Na manhã do último sábado, dia 23 de setembro, 45 estudantes foram até a instituição e saíram de lá com a documentação em mãos.

A gestora da escola, Iara da Glória Marcos, inventiva a ação protagonista dos estudantes e associa à participação de Iraildo no Programa Ganhe o Mundo. “Acreditamos que a oportunidade dada pela Secretaria de Educação de Pernambuco para o intercâmbio no Canadá favoreceu a Iraildo Barbosa uma reflexão sobre o jovem e o trabalho em São João. A partir disto, ele trouxe para si o compromisso de incentivar a formação profissional e divulgar oportunidades de trabalho”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário