quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Escola Professora Clarice Godoy incentiva interesse pelos clássicos da literatura brasileira

A Escola Professora Clarice Godoy, no município de Correntes, realizou projeto interdisciplinar com o objetivo de desenvolver o hábito de leitura nos estudantes da instituição. Intitulado “A Literatura Brasileira nas Rimas e Versos do Cordel Nordestino", o projeto teve como ideia central unir a leitura de clássicos da literatura brasileira à literatura de cordel, culturalmente tão presente na vida do povo nordestino. A culminância ocorreu no último dia 12 de agosto, na própria escola.

A estratégia foi realizar cordéis como adaptação de clássicos da literatura brasileira para situar obras nacionais consagradas em aspectos culturais do Nordeste. Além de ressaltar a importância da leitura para a compreensão dos contextos históricos e sociais sobre as quais as obras foram escritas, as atividades desenvolvidas mobilizaram o conhecimento e criatividade literária dos estudantes, exercitando a sua escrita junto ao seu senso crítico. 

Para isto, projeto iniciou com a realização de oficina para ensinar os estudantes a arte de xilogravura e uma viagem para a cidade de Palmeira dos Índios, Alagoas, com o objetivo de conhecer a vida e a obra do escritor Graciliano Ramos. Em seguida, obras literárias foram divididas entre os professores e as turmas. Eles fizeram a leitura, elaboraram resumos e confeccionaram cordéis relativos a cada obra. Após a culminância, as produções foram catalogadas, com o auxílio dos professores, e colocadas à disposição na biblioteca da escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário