Foi divulgado nesta terça-feira (17) o resultado da etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação, em conjunto com instituições parceiras. Além dos docentes da Rede Estadual de Educação premiados nesta etapa, um professor de Garanhuns ganhou destaque no Prêmio: Alysson da Rocha Silva, da Escola Estadual São Cristóvão.
Com o projeto “Jornal Escolar: Educação Física em Ação”, Alysson chamou atenção do comitê de avaliação e ganhou menção de destaque na etapa estadual entre todos os professores do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano inscritos na premiação. O projeto, dividido em cinco etapas, proporcionou momentos de pesquisa e estudo acerca de um problema atual que assola a sociedade brasileira, a obesidade, procurando despertar uma visão crítica sobre o assunto. A proposta culminou com a produção de um jornal informativo, que circulou entre a comunidade escolar a fim de compartilhar os resultados das pesquisas.
De acordo com o professor Alysson, a ideia surgiu a partir uma pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada em março de 2017, que apontou uma elevação de 60% nos níveis de excesso de peso para os brasileiros, no qual, dentre as 27 Unidades da Federação, Pernambuco encontra-se na segunda posição com maior prevalência de diagnóstico médico em hipertensão arterial. E, para ele, os objetivos foram alcançados. “O importante era fazer com que os educandos, incentivados pelo jornal, estudassem sobre esse tema que traz tantos agravantes para nossa sociedade, e foi visível o empenho dos alunos em poder alertar as pessoas sobre este mal”, destacou o autor do projeto.
O Prêmio Professores do Brasil é dividido em três etapas: estadual (162 vencedores), regional (30 vencedores) e nacional (6 vencedores). Seis categorias compõem a premiação: Educação infantil (creche); Educação infantil (pré-escola); Ensino Fundamental - do primeiro ao terceiro ano (ciclo de alfabetização); Ensino Fundamental - do quarto ao quinto ano; Ensino Fundamental - do sexto ao nono ano; e Ensino Médio.
O prêmio tem o objetivo de reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Esta é a 10ª edição e ao longo desses anos foram premiadas diversas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública.
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