Dentro da proposta de garantir qualificação para profissionais da Educação, professores do Ensino Fundamental Anos finais foram contemplados, ontem (13), com formação continuada em Matemática, referente ao 3º bimestre de 2016. O encontro, realizado por meio da parceria entre GRE do Agreste Meridional e Gerência de Políticas Educacionais para o Ensino Fundamental (GEPAF), aconteceu na sede da Gerência Regional, durante o período da manhã.
O objetivo foi analisar e refletir sequencias didáticas com frações equivalentes, no eito temático “Número e Operações”, a serem aplicadas nos anos finais do ensino fundamental. Os estudos foram feitos à luz de documentos oficiais norteadores, como os Parâmetros para Educação Básica do Estado de Pernambuco e as Matrizes de Referência de Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE).
O público, formado por professores da rede estadual e representantes multiplicadores das Secretarias Municipais de Educação do Agreste Meridional, foi apresentado a propostas de atividades para ensino de Matemática. As metodologias demonstradas foram o Minicurso “Utilizando Materiais Concretos na Construção do Conceito e nas Operações com Frações” e uma sequência didática para apresentar o conteúdo de frações.
As formações continuadas para professores de Matemática, oferecidas pela GRE do Agreste Meridional, acontecem regularmente para docentes dos anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Assim como ocorro com os docentes de Língua Portuguesa, pelo menos quatro momentos de estudos são promovidos para cada grupo ao longo do ano.
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