segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Estudantes do 9º ano da Rede Estadual farão pesquisa para concluir o Ensino Fundamental

A Secretaria Estadual de Educação está implantando uma novidade na área pedagógica: o Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF). Já valendo a partir deste segundo semestre de 2016, todos os estudantes do 9º ano da Rede Estadual que estão concluindo esta fase dos estudos para avançar para o ensino médio vão se dedicar ao TCF, com base em investigação científica, valendo certificado de conclusão.


O objetivo é despertar nos meninos o interesse pela pesquisa, planejamento e investigação, a partir de algum tema que o grupo tenha vontade de saber mais, diagnosticar, intervir na realidade. Os temas serão de livre escolha dos grupos – que podem ter até seis integrantes –, e eles terão um professor como orientador dos seus projetos, que pode ser do componente curricular que esteja mais ligado aos seus temas.

O resultado pode ser um aplicativo, uma exposição, uma maquete, um vídeo, entre outras possibilidades. As escolas vão fixar a data, que coincidirá com o período de encerramento do calendário escolar, e como se dará a apresentação destes trabalhos. Aproximadamente 45 mil estudantes devem participar desta primeira etapa do projeto.

“É uma ação inovadora, voltada para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com o objetivo de despertar o interesse deles para a investigação científica. Uma coisa bacana é que os estudantes vão poder escolher a temática que eles querem investigar, e a forma como eles vão apresentar, e fazer um planejamento”, explica a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva.

Conforme o cronograma planejado, até o final deste mês de agosto os estudantes precisam estabelecer seus grupos, temas e eleger os professores orientadores. Terão os meses de setembro e outubro para se dedicar ao planejamento, às referências teóricas e à investigação, e o de novembro para finalizar o trabalho e apresentá-lo.

“A gente espera que, com isso, eles possam desenvolver o gosto pela pesquisa e pelo planejamento. Além disso, vamos integrar mais os estudantes entre si e com os professores, neste momento de conclusão desta fase escolar”, destacou Ana. 

Neste período de implantação, o TCF funcionará como caráter voluntário, e a orientação é que o trabalho seja computado como uma das notas do quarto bimestre dos estudantes. A partir do próximo ano, ele já se integra como parte do ensino fundamental.

Fonte: SEE

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