Quem foi prestigiar as apresentações do Palco da Cultura Popular do 23º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) na manhã de hoje pode ver um show de arte e cidadania protagonizado pelos estudantes da rede estadual de ensino. Com apoio da GRE Agreste Meridional, representantes de sete escolas da região preencheram a grade de atrações e emanaram cultura em um dos polos mais consagrados do festival.
A EREM João Fernandes da Silva, município de São João, trouxe para o palco uma série de apresentações de dança popular para mostrar ao público o melhor do reisado, do caboclinho, frevo e outras manifestações. A Banda Musical Mirian Lira Barbosa enriqueceu a apresentação divulgando a cultura popular através da música instrumental.
As culturas afro e nordestina foram temas das apresentações a EREM Garanhuns. A Escola apresentou um recital de literatura africana e fez apresentação de forró em homenagem ao Mestre Dominguinhos.
A literatura também foi a modalidade utilizada pelo estudante Felipe Tiago, da Escola Jornalista Manuel Amaral, em Lajedo, para valorizar a cultura popular nordestina. O estudante é oriundo de uma família de poetas e começou seus primeiros passos como cordelista aos 12 anos de idade. Já publicou os cordéis “Paixão Sertaneja”, “Vida de Nordestino” e “Quem ama sem conhecer só viaja na ilusão”, e divertiu o público recitando cordéis clássicos e alguns de sua autoria.
A EREM Francisco Pereira da Costa (Iati) apresentou um resgate histórico das danças regionais através do xaxado e do forró estilizado. Logo em seguida, foi a vez da Escola Clarice Godoy, de Correntes, apresentar um tributo ao Dancê dos Cangaceiros, seguida dos estudantes da EREM Ismênia Lemos Wanderley, de Brejão, que animou o público com uma dança teatralizada relembrando as festividades juninas. A Escola Frei João Pereira de Souza, do Distrito de Negras, em Itaíba, encerrou as apresentações com as danças “Se Farinha Fosse” e “Flor do Mamulengo”, realizada por estudantes da escola que fazem parte do Programa Mais Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário