quinta-feira, 23 de maio de 2013

Alunos de Bom Conselho visitam usina hidrelétrica e museu de arqueologia em Xingó



Um projeto interdisciplinar promovido pela Escola Estadual Mestra Beatriz, de Bom Conselho, levou 27 estudantes da 8ª série para um passeio de visitação à usina e a um museu de arqueologia em Xingó, no último domingo (19). Com o tema “Os Efeitos do Uso Sustentável das Fontes de Energia para a Natureza e para o Homem”, a atividade envolveu conhecimentos das disciplinas de geografia, português e ciências.

“Durante o passeio, os alunos puderam perceber a importância da geração de energia para o nordeste e visitar o Museu de Arqueologia do Xingó, onde viram de perto fósseis e vestígios dos primeiros habitantes que povoavam essa região na pré-história. Essa vivência é extremamente importante do ponto de vista pedagógico, porque além de ser uma aula diferente, o estudante tem a oportunidade de conhecer na prática o que aprende em sala”, comentou o professor de geografia Juarez Ferreira. Segundo ele, a atividade serviu de estímulo ao aprendizado dos estudantes.

O projeto é uma ação pedagógica conjunta da comunidade escolar envolvendo todos os professores da Escola Mestra Beatriz com a finalidade de instrumentalizá-los numa relação teoria-prática para que possam compreender as relações entre a utilização sustentável das fontes de energia e a sua permanência contínua como recurso natural renovável. “Desenvolvendo atividades extracurriculares e pedagógicas essa atividade contribuirá, fundamentalmente, para a formação integral do estudante, oportunizando a transposição didática do conhecimento de forma interdisciplinar”, destacou a diretora da escola, Maria José Cavalcanti.

Ao longo da aula de campo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a hidrelétrica de Xingó e sua influência socioeconômica e cultural para poder aplicar os conceitos teóricos em situações reais. Após as atividades pedagógicas de pesquisa desenvolvidas dentro da sala de aula essa visita a Xingó possibilitou a culminância e vivência do conhecimento aprendido pelos estudantes.

O projeto – Os estudantes que participaram da excursão foram selecionados por conta do desempenho escolar na 1ª unidade bimestral de 2013. Os conteúdos afins ao tema foram trabalhados interdisciplinarmente com atividades curriculares e extracurriculares e culminaram com a visitação à hidrelétrica e ao museu arqueológico de Xingó.




Nenhum comentário:

Postar um comentário