quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Intercambistas do Ganhe o Mundo fazem primeiro embarque ao Canadá

Cinquenta e sete alunos da rede estadual selecionados para o intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo embarcaram do Aeroporto Internacional dos Guararapes, na manhã desta quinta-feira (23), distribuídos em três voos, às 7h55, 8h e 11h, com destino aos Estados Unidos e, pela primeira vez, também alunos com destino ao Canadá.
Por seis meses, os jovens estudarão e ficarão hospedados em host family. Nos EUA, eles serão hospedados nas cidades de Palm Springs, Phoenix, Ontario, Denver, Lexington, Salt Lake City e Mineapolis. No Canadá, os jovens ficarão nas cidades de Gulf Island, Vernon, Qualicum, Abbotsford, Golden Rios, Nanaimo, Malaspina, Kamloops, Okanagan e Nova Scotia.
Como em todos os outros embarques, o secretário de Educação, Anderson Gomes, e o governador Eduardo Campos, estiveram no aeroporto para recepcionar e desejar boa sorte aos estudantes. “Educação é a base de tudo e é a única coisa que podemos deixar para os nossos filhos sem que deles nada seja tomado. Espero que cada um saiba aproveitar a oportunidade para estudar e voltar sendo referência para o nosso país”, disse o governador.
“O que estamos proporcionando a estes estudantes é algo que será percebido no futuro. A oportunidade de estudar no exterior será um diferencial não só do ponto de vista profissional, mas, sobretudo, de experiência de vida. Espero que eles aproveitem ao máximo”, disse Anderson Gomes. O secretário aproveitou a oportunidade do embarque para entregar os óculos do projeto Boa Visão para o aluno José Alaff, do Ginásio Pernambucano.
Tentando conter a emoção e a saudade, os pais passavam os últimos momentos com os filhos no saguão do aeroporto, antes do embarque. A dona de casa Maria do Carmo Nascimento, 40 anos, mãe da aluna Thayelen Karine, 15 anos, que embarcou ao Canadá, mudou de ideia sobre o intercâmbio depois de a filha ser selecionada. “Quando ela me falou sobre a viagem eu não queria deixar ela ir de jeito nenhum. Mas depois que ela foi aprovada, participei de reuniões para conhecer melhor o programa e vi que ela queria muito isso, mudei de opinião. Quero o melhor pra minha filha”, comentou.
Uns estavam mais apreensivos, outros menos. O ambulante José Luiz dos Santos, 39 anos, estava confiante com a viagem da filha Luana dos Santos, 15 anos, aluna do 2º ano da EREM de Bezerros. “Não tenho essa coisa de ficar com medo ou inseguro com minha filha. Acho que vai ser muito bom para o futuro dela e estou muito contente. Foi uma atitude exemplar do Governo do estado. É uma oportunidade muito boa para nossos filhos”, disse.
Para Luana, o intercâmbio será um algo a mais para se inserir no mercado de trabalho. "Quando voltar, quero conseguir um bom emprego e entrar na universidade. Hoje o idioma inglês é fundamental para qualquer trabalho e acredito que só teno a ganhar com a experiência de morar fora".

Ganhe o Mundo -Implantado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação, visa ofertar aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual cursos de idiomas em inglês e espanhol, além de intercâmbio internacional com países de língua inglesa e espanhola. Ao todo, 273 escolas de 124 municípios são atendidas pelo PGM, que oferece curso intensivo de inglês ou espanhol para cerca de 24 mil estudantes da rede estadual de ensino. A expectativa é que até o dia 20 deste mês, mais 50 embarquem para o Canadá. Até setembro, 563 alunos devem ter embarcado para os dois países. Em janeiro, outros 425 estudantes serão enviados para a Nova Zelândia e países de língua espanhola.

Fonte: Secretaria de Educação de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário