sexta-feira, 30 de novembro de 2018

ETE Antônio Dourado Cavalcanti, em Lajedo, elabora aplicativo de celular para divulgar festa local

A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro já é uma tradição marcada no calendário do município de Lajedo, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco. Mas este ano, a festividade ganhou uma proporção diferenciada a partir da valiosa contribuição de professores e estudantes da ETE Antônio Dourado Cavalcanti. Eles desenvolveram, de forma voluntária, um aplicativo voltado para divulgação do evento, que movimentou a cidade entre os dias 21 e 25 de novembro. 

Os professores Alex Noia e Társilla Polessa, junto aos estudantes Douglas Henrique, José Gustavo e Victor Primo, dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e de Redes de Computadores, foram os responsáveis pela criação e execução do aplicativo que leva o nome da festa. Por meio desta plataforma digital, disponível a todos que têm smartphone, o usuário tem acesso a dados históricos sobre a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e sobre o próprio evento, como também informações atualizadas da programação religiosa e cultural. Além disto, o aplicativo fica vinculado ao Facebook, onde é possível acompanhar o que as pessoas estão veiculando na rede sobre a festa, por meio das hashtags. 

Para a escola, o desenvolvimento do aplicativo representa um importante mecanismo pedagógico que integra a produção técnica da escola com a comunidade. “ Um dos principais intuitos da ETE Antônio Dourado Cavalcanti é mostrar ao nosso educando o quanto ele é importante para nós e para a sociedade e como ele pode contribuir para construção de projetos, a partir de conhecimentos adquiridos e desenvolvidos aqui nessa instituição de ensino.O Aplicativo da Festa de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro mostra um pouco da nossa cidade e o quanto nossa escola pode contribuir para o crescimento da mesma ”, explica a professora Társilla Polessa, que coordena oCurso de Redes de Computadores. O estudante Victor Primo reconhece a importância da atividade para a formação. “A elaboração deste Aplicativo foi algo muito prazeroso, pois proporcionou um conhecimento mais diversificado dentro da minha área de estudo. Tenho a certeza que contribuiu bastante para minha formação acadêmica e extracurricular”, comenta Victor, que hoje faz parte da turma de 2º ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. 

O aplicativo foi o primeiro desenvolvido na escola. Mas a ideia deu tão certo que atraiu a atenção de empresários locais e a escola já recebeu propostas para elaboração de outros produtos desta natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário