segunda-feira, 9 de julho de 2018

Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna é inaugurada em Garanhuns


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação do Estado (SEE), inaugurou, na última quinta-feira (05), a Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna, em Garanhuns. A cerimônia contou com a presença de autoridades, moradores e estudantes de outras unidades de ensino. A escola técnica vai beneficiar mais de 1.300 estudantes de Garanhuns e região.

O clima era de festa na 43ª ETE inaugurada, e a primeira de Garanhuns. Elaé composta por seis blocos interligados por passarelas cobertas: auditório, bloco de acesso e biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva coberta – com vestiários e sala multiuso – laboratórios especiais e um bloco pedagógico/administrativo. Este último dividido em 12 salas de aula e laboratórios de Biologia, Química, Física, Matemática, Línguas e Informática.

Na abertura da cerimônia de inauguração, o ator Sóstenes Vidal apresentou um trecho da peça “O Auto da Compadecida”, de autoria do homenageado da escola, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, na quadra da unidade de ensino. Já o som ficou por conta da banda marcial da Rede Estadual, formada por estudantes, que tocou o hino de Pernambuco para os presentes na entrada da ETE. 

“Hoje é um dia muito importante pra gente que faz a Secretaria de Educação, pois estamos atendendo a uma demanda da cidade de Garanhuns no que se refere à educação, e homenageando o nosso Ariano Suassuna. Em meio a tanta crise, o Governo consegue atender a população com uma estrutura e um ensino de qualidade porque a educação é a prioridade desta gestão. Vamos seguir avançando, expandindo as escolas técnicas em todas as regiões de Pernambuco”, declarou Fred Amancio, secretário de Educação. 

A gestora da unidade de ensino, Maria Célia de Melo, era assistente de gestão da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Francisco Madeira, situada a poucos metros da ETE, e recebeu o convite para gerir a nova escola. Segundo ela, as comunidades escolares da cidade estão em festa. “Esta escola é um grande presente para Garanhuns, é tudo o que o estudante de Pernambuco merece. E a vontade que a gente tem de dar certo, de praticar a educação, é maior que qualquer outro sentimento. Estamos em festa, literalmente. É o ensino técnico chegando na nossa região”, frisou. 

João Suassuna, neto de Ariano Suassuna, representou a família do escritor e dramaturgo no dia. Emocionado, ele contou que a família acompanhou de perto todas as etapas das obras da escola. “É a terceira vez que venho aqui. A primeira foi quando o chão ainda estava batido, sem nenhuma edificação. É uma emoção muito grande ver uma escola com uma estrutura como esta com o nome do meu avô, que era professor e amava a educação. Essa homenagem me deixa muito feliz, porque mostra que o legado dele está eternizado onde deveria estar”, disse. 

Previsto para iniciar ainda neste mês, o processo seletivo da unidade de ensino deve ofertar cerca de 250 vagas em cursos técnicos nas modalidades de Ensino à Distância (EaD) e Subsequente. São eles: Administração, Biblioteconomia, Design de Interiores, Logística, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos, Secretaria Escolar e Segurança do Trabalho. 

Fotos: Gil Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário