quinta-feira, 22 de março de 2018

Planejamento Estratégico é tema do II Colegiado de Gestores Escolares de 2018

Na proposta de fortalecer as gestões das escolas estaduais, a GRE do Agreste Meridional realizou ontem, 21 de março, o II Colegiado de Gestores Escolares de 2018. Com o tema “Planejamento Estratégico”, participaram do encontro cerca de 50 representantes das unidades de ensino, além das coordenações gerais da Gerência Regional. 

A gerente da GRE, professora Adelma Elias, iniciou o colegiado realizando os alinhamentos gerenciais com os participantes. Ela trouxe uma análise sobre os resultados obtidos pelo Agreste Meridional nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) e dados de rendimento escolar fornecidos pelo Sistema de Informações da Educação Básica de Pernambuco (SIEPE). Com estas informações, estima-se um crescimento de 10% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) 2017, um recorde da GRE na série histórica do índice. Estratégias para estimular inscrição no Enem, o planejamento para receber a Caravana da Educação e discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também foram assuntos abordados na pauta. 

O tema central, Planejamento Estratégico, foi abordado de forma interativa, aliando a teoria trazida por conceitos básicos acerca do assunto e a prática vivenciada pelas escolas. Em formato de roda de conversa, sete gestoras de escolas da região apresentaram os desafios para construção do planejamento estratégico nas unidades escolares e como a atividade de planejar ajudou a melhorar seus índices educacionais em 2017. Na estimativa do IDEPE para aquele ano, as escolas por elas gerenciadas tiveram um crescimento de 20 a 30% com relação ao ano anterior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário