segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Saudações aos Professores da rede estadual de Ensino



15 de Outubro: Dia do Professor

Imaginemos, pois, que um dos prisioneiros consiga se libertar da caverna e, aos poucos, vá se movendo e avance na direção do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstáculos que encontre e saia da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por seres humanos como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.”
                                ( O mito da Caverna, A República. Platão)

Prezados Professores,
A Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação saúda a todos os professores da rede estadual de ensino em função do dia 15 de Outubro: Dia do Professor.
Esta saudação carrega consigo o reconhecimento e a gratidão ao trabalho daqueles que entendem o papel de ensinar para transformar, para fazer crescer e, sobretudo, libertar pessoas. Na medida em que o professor transforma e faz crescer, ele promove a mudança que queremos ver no mundo. Quando multiplica saberes e liberta pessoas, o professor é alguém que propicia o que de mais sublime temos no processo da educação, a humanização do humano, a garantia da autonomia e protagonismo intelectual.
O Professor é aquele a quem confiamos o desenvolvimento das pessoas, das cidades, a melhoria de vidas. Em sintonia a esta confiança trazemos à reflexão o Mito da Caverna, citado acima, nos reportando aos ganhos daqueles que por ventura saiam da caverna. Eis o ganho que o professor proporciona ao estudante, a possibilidade de sair da caverna, ver o mundo e ser nele, para além de uma sombra.

Ana Selva e equipe da SEDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário