quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projovem Urbano promove conferência livre nesta segunda-feira


Créditos: Juliano Muta
Uma conferência livre organizada pelo Projovem Urbano discutiu, na manhã desta segunda-feira (28), propostas que serão levadas à Conferência Rio +20, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre os próximos dias 20 e 22, no Rio de Janeiro. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Recife, reunindo gestores, técnicos, professores e estudantes.
A conferência livre fez parte de uma mobilização nacional realizada pela Secretaria Nacional de Juventude, nesta segunda-feira, com o objetivo de incorporar temas ligados à juventude à pauta da reunião da ONU. Os participantes elaboraram um relatório, a partir do documento base da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será levado à Rio +20 através do Grupo de Trabalho (GT) Educação e Juventude para a Sustentabilidade – que acontece no período de preparação para a conferência, entre os dias 13 e 16 de junho.
“Estas demandas serão levadas aos chefes de Estado presentes na Rio +20, e o objetivo é que sejam anexadas ao documento final”, explicou o coordenador estadual do Projovem Urbano, Genílson Marinho. Além de representantes do programa, também quatro estudantes do Projovem vão ao Rio de Janeiro para participar do grupo de trabalho.
Nilson Dantas tem 29 anos e é aluno do Projovem em Garanhuns, Agreste do Estado. Com o otimismo de quem retomou os estudos após 12 anos longe das escolas, comemora: “O Projovem resgata vidas”. No GT, pretende alertar para a importância desse programa no resgate da dignidade e da cidadania. “É preciso que a escola levante a autoestima dos alunos, principalmente daqueles que estão fora da sala de aula há muito tempo”, afirma.
A coordenadora do Programa Paulo Freire, Vera Capucho, também participou da discussão e elaboração do relatório. Segundo ela, educação e sustentabilidade são temas indissociáveis. “Alfabetização é um pré-requisito de qualquer forma de sustentabilidade”, argumentou.
Entre os mais de 40 pontos propostos no relatório, está a garantia de recursos destinados à educação oriundos dos royalties da exploração do pré-sal; democratização dos meios de comunicação; o controle social no Plano Nacional de Banda Larga; e o apoio a políticas voltadas para as minorias. 
 
Fonte: Site da SEE-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário