quinta-feira, 8 de março de 2012

FORTALECE PARCERIA PARA ELIMINAR DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE

PROJETOS SE LIGA E ACELERA FORTALECE PARCERIA PARA ELIMINAR DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO AGRESTE MERIDIONAL

Por: Alvacy Cordeiro da Silva

O Projeto SE LIGA está voltado para o atendimento dos estudantes do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental com distorção idade/Série e que não estejam alfabetizados.

Por meio de ações pedagógicas atreladas ao Gerenciamento Sistemático dos Indicadores de Sucesso, o SE LIGA garante a Formação Inicial e Continuada dos professores que atuam no projeto, o atendimento personalizado ao estudante e ALFABETIZA em 120 dias letivos.

O estudante que através da Avaliação Contínua demonstrar estar alfabetizado será Promovido para série seguinte ou até Acelerado quando munido de Portfólio.

O Projeto ACELERA é destinado ao atendimento dos estudantes com distorção idade/série e que estejam alfabetizados.

Atendendo a lógica da segunda oportunidade e visando ao desenvolvimento das Competências e Realização Pessoal objetiva dentro de um ano letivo Acelerar dois ou mais anos de escolaridade. Este projeto garante as mesmas condições de acompanhamento e apoio dadas ao projeto SE LIGA. Em ambos os projetos a idade atendida é de 9 a 14 anos. Para efeito de idade será considerado o ano de nascimento do estudante e os municípios garantem uma Equipe composta por Coordenador, Supervisor e Apoio.Além da grande contribuição do gestor municipal e do secretário(a) de Educação do Municípios, os coordenadores contam com a forte apoio do gestor escolar, onde tem atendimento dos projetos. É o gestor escolar que contribui para garantia do cumprimento dos dias letivos, acompanha os resultados e ajuda nas possíveis intervenções,são corresponsáveis pelos resultados.

Os professores que atuam nos projetos SE LIGA e ACELERA, são profissionais que tem como prioridade a aprendizagem e não somente o ensino, com capacidade de trabalhar em equipe, visão global, entendimento cultural e coragem de olhar e atuar pedagogicamente de forma diferenciada com os estudantes que se encontram em zona de risco. O foco é no estudante.
Todos os Municípios Parceiros, têm acompanhamento e apoio da Equipe Regional e da Técnica Estadual.

A partir das orientações do gestor da GRE-AM Prof. Paulo Manoel Lins e da chefe da Unidade de Desenvolvimento e Ensino Prof. Adelma Elias da Silva, a Coordenação Regional dos Projetos: SE LIGA e ACELERA vem investindo cada vez mais no processo de fortalecimento das Parcerias entre Projetos, Programas e entre GRE e municípios de sua jurisdição, ação que nos três últimos anos vem apresentando resultados positivos, conforme quadro de atendimento:

Neste período quatro municípios conseguiram reduzir significativamente seu quadro de distorção idade/série, suspendendo parceria: Angelim, Correntes, Capoeiras e Saloá.
Parabenizamos os Prefeitos e Equipe da Educação dos referidos municípios.

Em 2012 a Secretária de Educação e o Prefeito dos Municípios de Terezinha e São João assinaram Termo de Adesão, iniciando o trabalho de redução da distorção Idade/Série.

O quadro de atendimento atual é de 76 turmas do Projeto Se LIGA e 21 turmas do Projeto ACELERA.

O gestor da GRE-AM Prof. Paulo Manoel Lins, avançou bastante no Processo de Municipalização do Ensino Fundamental e Estadualização do Ensino Médio, de acordo com a Legislação Vigente.

Portanto, em 2012 os Projetos SE LIGA e ACELERA têm atendimento em número expressivo a Rede Municipal.

Quadro de atendimento dos Projetos SE LIGA e ACELERA:

Coordenadora Regional: Alvacy Cordeiro da Silva
Apoio: Andréa Souto de Souza Carvalho; Diana Lucia de Araujo Roldão; Maricélia Ferreira Soares; Mirtes Alexandre de Oliveira.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os municípios que atingiram esta meta em especial a Prefeitura das CORRENTES e da secretaria de Educação do município que estão fazendo um ótimo trabalho na melhoria da qualidade da educação dos nossos jovens.

    ResponderExcluir