quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Gestores das GREs participam da 1ª Reunião sobre o Programa Ganhe o Mundo


Aproveitando a ocasião do Encontro Sobre Gestão Escolar, que aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no Hotel Canariu's de Boa Viagem, os gestores das 17 Gerências Regionais de Ensino (GREs) participaram, também, da 1ª Reunião sobre o Programa Ganhe o Mundo, curso de inglês intensivo que está sendo oferecido pela Secretaria de Educação a estudantes da rede estadual. A reunião foi prestigiada pelo secretário de Educação, Anderson Gomes.

Esta é a primeira de uma série de reuniões que, posteriormente, serão realizadas em cada GRE para ajustar o programa a cada realidade regional. Além do secretário, estavam presentes a chefe de gabinete, Roberta Kacowicz, o gerente de Projetos Especiais, Aurélio Molina, e a coordenadora pedagógica do Ganhe o Mundo, Henriete Medeiros. Após uma breve apresentação do secretário e da chefe de Gabinete, os gestores foram apresentados ao detalhamento do cronograma do intercâmbio que será oferecido aos alunos.

Segundo Anderson Gomes, a reunião é uma forma de reunir e informar os atores que serão importantes na consolidação do programa."É uma ação inovadora e de impacto. Ela cria nos nossos estudantes algo imprescindível nos dias de hoje: a habilidade numa segunda língua. Os gestores precisam se apropriar disso para que ele possa ser realizado com sucesso".

Já Aurélio Molina destacou o lado social do Ganhe o Mundo. "É uma experiência rica tanto do ponto de vista educacional, como do cultural e existencial. No momento de intenso desenvolvimento que passa Pernambuco, e com a proximidade da Copa do Mundo, esses jovens serão os motivadores dos outros estudantes e terão uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho", comentou.

Ganhe o Mundo - A iniciativa oferece um ensino aprofundado do inglês ou espanhol e a oportunidade de estudar no exterior para os alunos que mais se destacarem na sala de aula. O Ganhe o Mundo atenderá a 24 mil alunos (20 mil para inglês e quatro mil para espanhol) de 273 escolas de 124 municípios pernambucanos. O curso oferece duas horas de aula diárias de segunda a sexta-feira. Os alunos estão recebendo todo material didático para esse primeiro bimestre, que compreende dois livros e dois cadernos de exercícios para os níveis iniciante e básico, além de CDs multimídia.

Em maio serão selecionados os 800 alunos do curso que mais se destacaram nas aulas. Após a seleção, eles vão passar por um período preparatório, que inclui acompanhamento psicológico - até embarcarem para o exterior. Os contemplados terão passagens, seguro saúde e estadia gratuitos. Além disso, receberão uma ajuda de custo de US$ 300 dólares por mês. Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia serão os países de destino dos estudantes que forem estudar inglês. O Governo do Estado está finalizando os entendimentos com a diplomacia de países como Espanha, Chile e Uruguai para que recebam os estudantes do espanhol. Está sendo investindo R$ 50 milhões no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário