sexta-feira, 17 de junho de 2011

CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA FULNI-Ô

O artigo cientifico com o titulo CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA FULNI-Ô: RESPEITO À DIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE DAS RAÍZES HISTÓRICO-CULTURAIS escrito pelo Professor Paulo Manoel Lins, Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco e apresentado no VII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE constitui numa discussão preliminar sobre a importância da institucionalização da Língua Materna Yaathe na Matriz Curricular das Escolas indígenas Fulni-ô na rede pública de ensino do Estado de Pernambuco à luz do respeito à diversidade cultural e oportunidades de estudos à comunidade indígena Fulni-ô em turmas da Educação de Jovens e Adultos. Tomando como
referência teórica a perspectiva freireana de ensino e aprendizagem à diversidade, a pesquisa pontua também a relevância da institucionalização dessa língua em âmbito normativo curricular para o povo indígena Fulni-ô como condição básica à sustentabilidade de suas raízes histórico-culturais, por assegurar o domínio de conhecimento de sua língua materna e a capacidade de saber mobilizá-lo em
situações concretas no meio sócio-educacional.

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Gabinete.

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