quinta-feira, 31 de março de 2016

Dia de formação continuada para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

As formações continuadas para professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino da região iniciaram hoje, 31 de março, na GRE do Agreste Meridional. Voltado para docentes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), o momento de estudos seguiu o tema norteador do ano: “A mediação da leitura para a construção do sentido do texto” e contou com a participação de 22 professores do Agreste Meridional. 

Visando promover a discussão teórica e prática relativa ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, a formação abordou o papel do professor enquanto mediador da leitura em sala de aula. Para isto, foi adotada uma metodologia que englobou a apresentação teórica do tema, realização de oficina, socialização de atividades e discussão temática. 

Sobre a parte conceitual, as formadoras da Unidade de Desenvolvimento do Ensino da GRE Agreste Meridional que conduziram o encontro abordaram o texto como evento comunicativo, a coerência textual, os fatores de textualidades, os tipos de conhecimentos e contextos mobilizados para a construção dos sentidos do texto e os gêneros textuais do cotidiano.

Ainda durante a formação, foram apresentados os resultados de participação e proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) 2015. De acordo com os dados, o Ensino Fundamental no Agreste Meridional ganhou destaque, estando acima da média do Estado de Pernambuco no componente curricular Língua Portuguesa, fato ressaltado pela gestora da GRE, professa Adelma Elias, em sua fala. 

Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio também participarão de formação referente ao I Bimestre do ano. Para este grupo, o encontro acontecerá na próxima quinta-feira, 07 de abril, na sede da GRE do Agreste Meridional, a partir das 8h.

Pacto pela Inclusão é tema de formação na GRE do Agreste Meridional

A partir de uma parceria entre Secretaria de Educação de Pernambuco, por meio da GRE do Agreste Meridional, e as redes municipais de ensino da região, profissionais da Educação Inclusiva participaram ontem, 30, na sede da Gerência Regional, de formação continuada de acompanhamento e monitoramento do Programa Pacto pela Inclusão. 

O encontro, que faz parte de uma ação sistemática ao longo do ano, teve como objetivo apoiar e assessorar as redes municipais de ensino no atendimento aos estudantes com deficiência. Para a equipe responsável pela pasta na GRE do Agreste Meridional, momentos como estes são relevantes pela oportunidade de interagir e trocar experiências, práticas e metodologias vivenciadas no dia a dia na sala de aula.

terça-feira, 29 de março de 2016

Professores de Matemática recebem formação na GRE do Agreste Meridional

Professores de Matemática do Ensino Médio da rede estadual participaram hoje, 29 de março, da primeira formação continuada voltada para o componente curricular de 2016. O encontro aconteceu na sede da GRE do Agreste Meridional, durante o período da manhã, e contemplou cerca de 80 educadores da região.

A ação consiste em momentos de estudos, reflexão e socialização de conteúdos trabalhados nas unidades didáticas, bem como discussão sobre a prática pedagógica vivenciada no componente curricular de Matemática do Ensino Médio, a fim de atender as expectativas de aprendizagem dos estudantes na perspectiva da formação de qualidade social.

A partir da necessidade de articular as avaliações externas, enquanto instrumentos de diagnóstico, com a formação docente, a pauta iniciou com a disseminação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE). Foram apresentadas as proficiências de Matemática nas diferentes etapas de ensino avaliadas no final de 2015, assim como a participação dos estudantes nas provas.

A parte específica da formação trabalhou alguns aspectos importantes no ensino do Eixo Álgebra e Funções, previstas no currículo do Ensino Médio, apresentando possibilidades de trabalho como oficinas, experimentos e sequências didáticas envolvendo a temática. Para isto, nove descritores presentes nas avaliações externas e dez expectativas de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares foram contemplados pelos formadores.

As formações continuadas acontecem sistematicamente, com periodicidade bimestral, para professores de Matemática e Língua Portuguesa, promovidas a partir de uma articulação entre Secretaria de Educação do Estado e GRE do Agreste Meridional.

Programa Alfabetizar com Sucesso realiza formações em municípios do Agreste Meridional

Entendendo a formação continuada como fator determinante na ação docente com foco no ensino-aprendizagem, a equipe do Programa Alfabetizar com Sucesso da GRE do Agreste Meridional vem promovendo, entre os meses de março e abril, Formação junto aos educadores dos 11 municípios parceiros na região. 

O objetivo é apoiar os professores e fortalecer a proposta do programa de nortear a ação docente dentro da perspectiva de alfabetizar letrando em todos os componentes curriculares, além do respeito ao ritmo de aprendizagem dos estudantes através do trabalho diversificado, visando também o esclarecimento das fichas de monitoramento das aprendizagens. 

Neste sentido, a equipe já realizou, até o momento, formação com os professores e supervisores dos municípios de São João, Angelim, Jurema, Jupi e Calçado. De acordo com a agenda, os municípios de Jucati, Capoeiras, Caetés, Lagoa do Ouro, Lajedo e Bom Conselho ainda serão contemplados.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Iniciam as inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016

Já estão abertas e seguem até o dia 10 de junho as inscrições para a décima terceira edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2016. O programa é voltado para estudantes do ensino médio e técnico das redes públicas e particular. O cadastro pode ser feito de forma gratuita no site: www.camara.leg.br/pjb. Os selecionados participam de uma simulação parlamentar de cinco dias na Câmara Parlamentar, em Brasília, dos dias 26 a 30 de setembro.

Os interessados precisam enviar para Secretaria de Educação de Pernambuco: Projeto de lei de tema livre; declaração ou comprovante de matrícula; ficha de inscrição, com autorização dos responsáveis para menor de idade; e cópia do documento de identidade, frente e verso. A documentação deve ser enviada, até o dia 10 de junho, para o e-mail pernambuco.pjb2016@gmail.com ou via Sedex para o endereço: Av. Afonso Olindense, Nº 1513, Várzea, Recife; com a seguinte observação: Parlamento Jovem Brasileiro.

A Secretaria de Educação de Pernambuco selecionará 16 projetos dentre os inscritos para serem enviados para Brasília, e destes, quatro serão contemplados. O resultado dos 16 pré-selecionados será divulgado no portal da Câmara, no dia 4 de julho, e uma nova inscrição eletrônica, de 04 a 10 de julho, ocorre para os selecionados na etapa estadual. O resultado final sai no dia 19 de agosto e as matrículas dos quatros vencedores serão no período de 19 a 26 de agosto. Setenta e oito estudantes serão beneficiados em todo Brasil.

CAPACITAÇÃO – Cursos de Educação à Distância (EAD) são oferecidos de forma gratuita pelo programa Parlamento Jovem Brasileiro. São eles: Parlamento Jovem Brasileiro, Como se faz um projeto de lei; O Papel do Cidadão; e O Papel do Legislativo. Também estão disponíveis no site cartilhas com as seguintes orientações: Como se fazem as leis – 3ª edição; A Câmara e o cidadão; e A Escola na Câmara.

Fonte: SEE

quarta-feira, 23 de março de 2016

Divulgada lista dos estudantes classificados para o PGM 2016

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) divulgou a primeira lista dos estudantes classificados para intercâmbio no Programa Ganhe o Mundo (PGM) 2016. Para os estudantes classificados no PGM, o cronograma das reuniões de orientação para o pré-embarque será divulgado após a homologação do resultado final, previsto para o dia 04 de abril.

Os estudantes que realizaram a prova de seleção para o intercâmbio 2016 e não foram classificados podem enviar recursos até às 23h59 desta quinta-feira (24). Todos os recursos devem ser realizados, exclusivamente, na página do PGM, localizada no site da SEE (http://www1.educacao.pe.gov.br/pgm/).

No Agreste Meridional, 58 estudantes de 29 escolas foram selecionados para realizar o intercâmbio em países de Língua Inglesa e Espanhola. 

Confira aqui a lista dos classificados.

terça-feira, 22 de março de 2016

Jogos Escolares Regionais começam a ser discutidos na GRE Agreste Meridional

A partir de uma iniciativa da Unidade de Desenvolvimento do Ensino (UDE) da GRE do Agreste Meridional, professores de Educação Física da região participaram hoje, 22 de março, de uma reunião para as primeiras definições dos Jogos Escolares Regionais que, em 2016, chega a sua 48ª edição. O encontro aconteceu na sede da GRE, durante o período da manhã, e apresentou, dentre outras informações, o cronograma de atividades dos jogos para este ano. 

De acordo com as orientações socializadas na reunião, estão abertas a partir de hoje (22), e seguem até 19 de abril, as inscrições para os atletas nas modalidades individuais e coletivas. O tradicional evento de abertura está agendado para o dia 17 de maio, às 15h, no ginásio do Serviço Social do Comércio (SESC), Unidade Garanhuns, e contará com desfile das delegações escolares. Este ano, a cerimônia terá cunho social e será cobrado 1kg de alimento não perecível por pessoa para acesso ao ginásio. 

As competições iniciarão pelas modalidades coletivas, no período de 18 a 25 de maio. Estarão competindo equipes de Voleibol, Futsal, Basquete, Handebol e Futebol de Campo. As modalidades individuais Judô, Xadrez e Atletismo serão disputadas no dia 04 de junho. 

Os atletas e equipes vencedoras dos Jogos Escolares Regionais participarão da fase Estadual, que acontecerá nos meses de junho, agosto e outubro, nas cidades do Recife, Serra Talhada e Arcoverde, de acordo com a modalidade e a categoria.

Olimpíada em História do Brasil encerra primeira etapa das inscrições nesta quarta (23)

O primeiro período das inscrições para a oitava edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) se encerram nesta quarta-feira (23). A taxa custa R$ 30 reais e as inscrições podem ser feitas no site da competição (www.olimpiadadehistoria.com.br). A partir desta quinta (24), começa o segundo período de inscrições, com taxa no valor de R$ 45 reais. As equipes devem ser formadas por um professor e três estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Realizada pelo Departamento de História da Universidade de Campinas (Unicamp) e com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Olimpíada tem o objetivo de estimular a reflexão sobre nossa história nacional, unindo-se a historiadores e estudantes ávidos por compreender nosso passado e a construção da nossa sociedade.

A competição é dividida em cinco fases online e uma fase final presencial. Nas fases online, com duração de uma semana cada, onde as equipes respondem questões históricas de múltipla escolha e realizar tarefas especiais. Na última fase, a presencial, que é realizada na Unicamp, os competidores contarão com uma prova dissertativa. Os desafios começam no dia 09 de maio e se estenderão por cinco semanas. No dia 16 de junho será divulgada a lista dos finalistas e a prova final será realizada nos dias 20 e 21 de agosto.

Fonte: SEE

segunda-feira, 21 de março de 2016

IV Festival de Literatura Pernambucana homenageia João Cabral de Melo Neto

Começa no dia 28 e vai até o dia 31 deste mês o IV Festival RioMar de Literatura Pernambucana, que acontece no teatro do shopping RioMar Recife. Neste ano, o evento vai homenagear o poeta e escritor João Cabral de Melo Neto. O Festival reúne grandes nomes da literatura brasileira, como o poeta Marcus Accioly, a escritora Ana Maria César e o jornalista Raimundo Carrero. As inscrições são feitas no próprio local (até uma hora antes do início do evento) e a entrada é gratuita. Os participantes receberão certificado.

A abertura (28) será às 17h20, com o pronunciamento da presidente da Academia Pernambucana de Letras, Margarida Cantarelli. Em seguida, haverá a exibição do documentário “Morte e Vida Severina”, apresentado pelo jornalista Gerson Camarotti, além da apresentação da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque. Durante o evento, também haverá recital de poemas, cordéis, além de mesas de debate e shows.

A programação completa do Festival RioMar de Literatura Pernambucana está disponível no site do evento: http://www.riomarrecife.com.br/#novidades?novidade/114/festival_riomar_de_literatura_homenageia_joao_cabral_de_melo_neto_no_teatro_riomar

sexta-feira, 18 de março de 2016

Formação discute acesso e permanência dos estudantes com deficiência nas escolas

Com o objetivo de buscar meios para oportunizar o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência nas escolas da região, profissionais relacionados à Educação Inclusiva estiveram reunidos ontem, 17 de março, na GRE do Agreste Meridional, com a equipe técnica da Gerência responsável pela pasta, durante a Formação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

Participaram do encontro representantes da Educação Especial dos municípios jurisdicionados à GRE do Agreste Meridional, professores das salas de Atendimento Educacional Especializado da rede estadual de ensino e equipe gestora do Centro de Reabilitação em Educação Especial (CREE), de Garanhuns.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Resultados do Saepe 2015 começam a ser disseminados em Pernambuco

Durante os últimos dias 15 e 16 de março, cerca de 500 secretários, técnicos e gestores das secretarias municipais e estadual de educação participaram de um encontro para socialização dos Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe) 2015. O encontro foi realizado no auditório do Hotel Portal de Gravatá, localizado no Agreste do Estado. 

No primeiro dia de evento, os resultados foram apresentados de forma contextualizada para os participantes. A segunda etapa, por sua vez, contou com palestras e oficinas de como esses índices podem ser trabalhados nas escolas.

“Com esses diagnósticos dos nossos alunos em mãos, Estado e municípios podem fazer uma leitura específica e traçar estratégias para melhorias pedagógicas. O objetivo é que façamos isso para sempre obtermos resultados melhores”, comentou Marinaldo Alves, gerente de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação (SEE).

O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco tem por objetivo produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. O SAEPE também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos. Os resultados da avaliação produzidos pelo SAEPE são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.

(Com informações da SEE)
Foto: Ademar Filho

sexta-feira, 4 de março de 2016

Inscrições abertas para o Pré-vestibular da UPE para alunos da Rede Pública

Alunos da rede pública de ensino que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste ano têm até o dia 20 de março para realizar a inscrição no Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Pernambuco e a UPE, e funciona como um apoio pedagógico aos alunos que realizarão o Exame a fim de ingressar em cursos superiores ou técnicos em todo o país. Estão sendo ofertadas 11.040 vagas em todo o Estado. A prova será aplicada no dia 10 de abril.

As aulas ocorrerão de abril a novembro, aos sábados e domingos, variando em turnos integrais e semi-integrais. Podem participar do Prevupe os candidatos que concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 50% para os alunos do 3º ano do ensino médio regular em escola (ensino médio regular, EJA médio, normal médio, TRAVESSIA ou egressos) e 50% para os alunos do 3º ano do ensino médio das Escolas Públicas de Referência – EREM (escolas integrais, semi-integrais, técnicas ou egressos).

As inscrições devem ser feitas pelo site da UPE (www.upenet.com.br) e custam R$ 30,00. Após preencher os dados, o candidato irá imprimir o cartão com a informação do local e horário da prova. Os inscritos em programas sociais do Governo Federal poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 03 a 06 de março pelo site da UPE. O resultado do processo seletivo será divulgado no mesmo endereço até o dia 22 de abril.

Fonte: SEE

quinta-feira, 3 de março de 2016

II Colegiado de Gestores Escolares aborda o tema "Liderança e Gestão"

Gestores Escolares, Gestores Adjuntos e Analistas Educacionais participaram hoje, 03 de março, do II Colegiado de Gestores Escolares do Agreste Meridional, cujo tema central foi “Liderança e Gestão”. O evento aconteceu na sede da Gerência Regional de Educação (GRE), no período da manhã, e faz parte da política de descentralização e integração da gestão adotada pela Gerência.

O Colegiado contou com a participação das Unidades e Células da GRE, em cumprimento ao objetivo de alinhar as informações e demandas que dizem respeito à Gerência e às Escolas. Dentre elas, os resultados do Pacto Pela Educação, orientações sobre o Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE), gerenciamento de pessoas e programas de ensino. 

O tema principal do encontro, por sua vez, foi conduzido no formato de palestra. As reflexões sobre Liderança e Gestão foram sistematizadas entre as travas que prejudicam a liderança e algumas sugestões de como superá-las, convidando os gestores a aperfeiçoar o relacionamento com as equipes. 

“Liderança e Gestão” corresponde a uma das dimensões da Gestão Escolar esperadas pelos profissionais da rede estadual. De acordo com o planejamento da GRE, os demais temas serão trabalhados nos colegiados mensais até o final de 2016.

terça-feira, 1 de março de 2016

GRE do Agreste Meridional promove formação para Coordenadores de Bibliotecas Escolares

Coordenadores de Biblioteca das escolas estaduais de Garanhuns e região participaram ontem, 29 de fevereiro, de formação continuada promovida pela equipe da Unidade de Desenvolvimento do Ensino da GRE do Agreste Meridional. O momento de estudos aconteceu na sede da Gerência Regional, no período da manhã, e reuniu cerca de 20 profissionais atuantes nas escolas.

O encontro teve um formato diversificado e iniciou com a divulgação do Prêmio Vivaleitura 2016, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura. 

Mas foram as socializações dos trabalhos desenvolvidos nas escolas que deram o tom da formação. Os profissionais apresentaram os projetos e ações que as escolas, através das bibliotecas, realizaram com o tema “Nossa escola contra o Aedes Aegypti”. Além disto, houve espaço para exposição das experiências exitosas de incentivo à leitura realizadas no Agreste Meridional.

Este foi o primeiro encontro para Coordenadores de Bibliotecas Escolares realizados pela GRE do Agreste Meridional em 2016.