sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

I Colegiado de Gestores Escolares de 2014 reuniu cerca de 150 profissionais da Educação


Equipes gestoras das 51 escolas estaduais do Agreste Meridional estiveram reunidas ontem (27) com equipe da GRE no I Colegiado de Gestores Escolares de 2014. O encontro aconteceu das 9h às 13h no auditório da Regional e contou com cerca de 150 participantes.

O objetivo foi orientar Gestores, Secretários Escolares e Técnicos Educacionais acerca do monitoramento em gestão escolar, assim como expor a dinâmica de ações definidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco para o primeiro semestre do ano. 

Na pauta, estiveram orientações sobre a inserção de dados no Sistema das Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE), Calendário Escolar, Cadastro de Tablets, Diário de Classe Eletrônico e ações da Unidade de Desenvolvimento de Ensino.

O Gestor Regional, Prof. Paulo Lins, conduziu grande parte do colegiado e dedicou os momentos finais para orientações sobre prestação de contas dos recursos recebidos pelas escolas, focado no compromisso permanente com a gestão democrática e transparente na educação. 

 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Troça "Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé" agitou as ruas de Garanhuns


A prévia carnavalesca “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, numa articulação entre Coordenação do Projovem Urbano (PJU) na GRE Agreste Meridional, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG e Espaço Ciência, com apoio da Secretaria de Cultura de Garanhuns, ADUFERPE e SBPC, desfilou ontem (26) pela primeira vez em Garanhuns.

A concentração aconteceu na Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE, onde cerca de 400 foliões seguiram pelas ruas da cidade ao lado dos tradicionais bonecos gigantes cientistas. Entre os participantes, alunos do ProJovem Urbano dos municípios de Bom Conselho, Palmeirina, São João, Caetés e Jupi ajudaram a deixar o bloco ainda mais animado.
 
Destaque também para a atuação das escolas de Garanhuns no evento. “Nós da coordenação do ProJovem Urbano ficamos encantados com o apoio das escolas para realização da prévia. Agradecemos especialmente à EREM D. João da Mata e à EREM Prof. Jerônimo Gueiros pelas brilhantes apresentações dos estudantes, e ao fundamental apoio logístico dado pela Escola Senador Aderbal Jurema”, destaca Elielda Duarte, Diretora de Polo do programa no Agreste Meridional.

A coordenação agradece também a adesão da população de Garanhuns à troça e a recepção realizada pela Escola Artur B. Maia, um dos pontos principais do percurso. Durante o trajeto, que culminou na Avenida Santo Antônio, centro da cidade, foram registradas a presença do Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, as secretárias das pastas de Cultura, Educação e Comunicação Social do município, e da coordenação nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na pessoa do Prof. Aleixo.

Para saber mais sobre o histórico do evento, veja aqui matéria publicada no dia 18 de fevereiro. 
 
 Fotos: Amanda Maciel

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Integração entre Escola e Família marca semana na EREM Regina Pacis


Diante do compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento dos estudantes, a EREM Regina Pacis, em Palmeirina, realizou no dia 24 de fevereiro o primeiro encontro com a família de 2014.

Com o objetivo de partilhar os planos e desafios previstos para o novo ano letivo, a reunião intercalou as orientações da equipe gestora com leitura de mensagens e apresentações dos professores. Ainda na programação, alguns estudantes representaram, através de dança, um pouco da cultura local.


Ontem (25) também foi dia de atividades com as famílias na Escola. Mães de estudantes tiveram a oportunidade de se reunir com uma enfermeira do município, que explicou a importância da gratuidade da vacina contra HPV e enfatizou a importância da prevenção entre as adolescentes.

Por intermédio das Secretarias de Saúde e de Educação, em março de 2014 se iniciará a vacinação contra HPV para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em escolas públicas e privadas.
 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Professores do Agreste Meridional participam da implantação do Programa MenteInovadora



Professores de Matemárica das Escolas Jornalista Manuel Amaral (Lajedo) e Simôa Gomes (Garanhuns) participaram no período de 21 a 23 de fevereiro de 2014, no Hotel Canarius em Gravatá, da formação para implantação do Programa MenteInovadora nas escolas em que atuam.

A ação foi parte de uma parceria entre Secretaria de Educação do Estado com a empresa Mind Lab, cuja metodologia exclusiva é aplicada em parceria com instituições de ensino por meio do Programa MenteInovadora. 

 O Programa trabalha prazerosas atividades em grupo para desenvolver habilidades para a vida, dentre elas, pensar de forma criativa, lidar com emoções e conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões.

Veja abaixo como o programa funciona na prática:

 

ProJovem Urbano reúne professores


 
Professores do Projovem Urbano (PJU) do Agreste Meridional vindos dos municípios de Águas Belas, Bom Conselho, Caetés, Capoeiras, Garanhuns, Jurema/Queimadas, Lajedo, Jupi, Palmerina e São João receberam ontem (24) capacitação sobre a segunda unidade formativa da oitava entrada do Programa. O momento ocorreu durante manhã e tarde no auditório da GRE Agreste Meridional e contou com a abertura do Gestor Regional de Educação, Prof. Paulo Lins.

A formação foi conduzida pela Diretora Executiva do Pólo Garanhuns, Elielda Duarte, e correspondeu umas das primeiras ações da nova Equipe Pedagógica da Coordenação do PJU em 2014.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Publicado novo edital para seleção de Oscips parceiras do Escola Aberta

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (21) um novo edital para seleção das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) que desejem trabalhar em parceria, oferecendo apoio técnico e consultivo na elaboração e execução de projetos desenvolvidos pelo Programa Escola Aberta. Acesse o edital e o Termo de Referência

Para efetivar a inscrição, os interessados deverão entregar à Comissão de Licitação da Secretaria de Educação, na sala de Reunião Bloco A1º andar, separadamente, dois envelopes, um com a ficha cadastral e todos os documentos de habilitação e outro contendo o projeto. As entregas podem ser realizadas até às 17h do dia 11 de março de 2014. 

Os envelopes serão abertos no dia 12 de março. O resultado, após análise preliminar da Comissão de Técnica de Avaliação, será divulgado até o dia 19 de março, no site da Secretaria de Educação do Estado e também no DOE. Recursos podem ser protocolados até o dia 25 do mesmo mês, e o resultado final será divulgado também no DOE e no site da secretaria até o dia 31 de março.
 
Fonte: SEE

Escola Padre Antônio Callou de Alencar integra Família com a Escola


A Escola Padre Antônio Callou de Alencar promoveu, no último dia 21, o primeiro encontro Família na Escola da instituição em 2014. A recepção aconteceu no Clube Intermunicipal de Canhotinho e contou com apresentações culturais realizadas pelos estudantes que participam dos Programas Mais Educação e Escola Aberta.

Os membros da comunidade escolar que estiveram no evento tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Articulação Família e Escola na Formação Cidadã do Estudante”, ministrada pelo Professor Jafé Ferreira de Mendonça. Ainda na programação, a equipe que faz parte do PSF Gilza de Araújo, atuante na escola através do Programa Saúde na Escola, fez uma explanação sobre a importância da vacina, com ênfase na vacinação nacional contra os vírus do HPV.



O encontro foi importante, também, para apresentar as equipes gestora, administrativa e pedagógica da Escola, assim como o Regimento Escolar, construindo regras e acordos para o convívio e responsabilidades na unidade de ensino.