quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Amostra Cultural da EREM D. João da Mata Amaral discute meio ambiente


Estudantes, professores e equipe gestora da EREM D. João da Mata Amaral, em Garanhuns, estão envolvidos durante todo o dia de hoje (31) na I Amostra Cultural da escola. Com o tema “Sustentabilidade”, a instituição convida a comunidade a refletir sobre alternativas de suprir as necessidades humanas sem comprometer o futuro das próximas gerações. 

O evento teve início às 9h da manhã e encerra às 22h de hoje. Quem for conferir o trabalho verá o tema geral sendo desenvolvido a partir de quadrinhos, espetáculo teatral, artesanato, moda, música e apresentações de dança.

Os estudantes produziram experimentos e outros recursos de pesquisa para apresentar temas como o aquecimento global, desmatamento, reciclagem, poluição, ciclo da água e formas sustentáveis de geração de energia. Lá é possível, também, aprender receitas para reutilizar alimentos e receber dicas de como aproveitar materiais usados na confecção de objetos de decoração.



Abertura dos Jogos Interclasses na Escola Pe. Antônio Callou

A Escola Padre Antônio Callou de Alencar, em Canhotinho, também é exemplo de incentivo ao esporte. Confira as fotos da abertura dos Jogos Interclasses, que aconteceu na noite de ontem (30). A parte cultural ficou por conta da Banda e do Balé da Escola, seguindo com apresentação da torcida de cada equipe participante. As turmas A e B do 1° ano do Ensino Médio foram as responsáveis por iniciar a competição.






Jogos Internos da EREM Ismênia Lemos Wanderley iniciaram ontem (30)


Com o objetivo de Incentivar a prática esportiva como um direito social básico, imprescindível para a formação e exercício da cidadania do educando, além de ampliar o acesso dos alunos à iniciação da pratica esportiva, a EREM Ismênia Lemos Wanderley, município de Brejão, promove competição esportiva entre os estudantes durante as próximas duas semanas.

Os Jogos Internos tiveram inicio ontem (30) e seguem até o próximo dia 13. Ao todo, equipes femininas e masculinas disputam em cinco modalidades esportivas: futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa e futevôlei. 1º e 2º lugares serão premiados pela escola.

De acordo com a equipe organizadora, eventos esportivos como este são importantes para promover a integração dos alunos no desenvolvimento sócio-esportivo-cultural. Ainda segundo a equipe, esta é uma ótima oportunidade para incentivar o surgimento de novos valores para o esporte escolar e identificar talentos esportivos para representar a sua escola em jogos Regionais, Estaduais e outras competições.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MEC divulga gabarito oficial do Enem 2013



Já estão disponíveis para consulta, no Portal do Inep na internet, os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Os participantes podem verificar as respostas das provas, aplicadas sábado e domingo (26 e 27 de outubro).

A divulgação dos resultados individuais está prevista para a primeira semana de janeiro, em data a ser divulgada.

Os participantes fizeram quatro provas objetivas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias) e a redação, que teve como tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". A exemplo do ano passado, os participantes terão acesso ao espelho da correção somente para fins pedagógicos.

A redação será avaliada por dois corretores independentes. A discrepância entre as notas de ambos não poderá ultrapassar 100 pontos — no ano passado, o limite era de 200 pontos. Se houver discrepância superior a 100, a redação passará por um terceiro corretor. Caso a diferença permaneça, o texto será submetido a uma banca de especialistas. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências avaliadas também serão analisadas por um terceiro corretor.

Mais de cinco milhões de inscritos realizaram as provas do Enem 2013.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Comemorações surpreendem servidores da EREM Pedro de Alcântara Ramos


Como forma de valorizar os profissionais que trabalham na EREM Pedro de Alcântara Ramos, em Itaíba, a equipe gestora da escola promoveu, no último dia 28, uma comemoração pelo Dia do Servidor Público.

Ao longo do dia, os funcionários receberam homenagens e foram servidos com almoço e churrasco. A animação ficou por conta dos músicos de Águas Belas que formam o trio Danúbio, Paulinho e Fabiano.


De acordo com o gestor da escola, o Prof. Paulo Bruno de Brito, a comemoração transcorreu num clima agradável, leve e descontraído. “Os funcionários aprovaram a iniciativa e ressaltaram que a escola precisa de mais momentos como este”, destaca.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Jogos Interclasses prometem movimentar Escola Padre Antônio Callou de Alencar

Estudantes da Escola Padre Antônio Callou de Alencar, em Canhotinho, se preparam para as disputas dos Jogos Interclasses 2013. A abertura acontece amanhã (30), na própria escola, a partir das 19h.


UFRPE oferece cursos para professores da rede pública


Estão abertas, até o dia 07 de novembro, as inscrições para os Cursos de Formação Inicial e Continuada, destinados a professores da rede pública de ensino da Educação Básica. Os cursos estão sendo oferecidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Rede Nacional de Formação inicial e Continuada (RENAFOR). Estão sendo ofertados cursos de “Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (Uniafro)”, “A Escola que Protege” e de “Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Diversidade”. Interessados devem fazer sua inscrição aqui.

As aulas do “UNIAFRO” iniciam no dia 12 de novembro e serão realizadas todas as terças e quintas-feiras das 18h às 21h30. O nível oferecido é de aperfeiçoamento com carga horária de 230h, sendo 153h presenciais e 77h, a distância. É necessário que o professor tenha o curso de graduação completo. Estão disponíveis 40 vagas para professores e 10 para movimentos sociais.

As aulas do curso “Escola que Protege” iniciam no dia 09/11 com os encontros marcados aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com almoço incluso. O nível oferecido é de extensão e a carga horária é de 90h, com 50 vagas disponíveis. Já as aulas do “EJA na Diversidade” começam no dia 09/11, totalizando 100 vagas. Para participar deste curso é necessário que os docentes estejam atuando em sala de aula do EJA.

Os cursos acontecerão na modalidade semipresencial, cujos momentos presenciais serão realizados no Departamento de Educação do Campus da UFRPE. Todos serão oferecidos em três polos, Recife, Agreste e Serra Talhada e ao todo, 29 municípios serão beneficiados.


Confiram os polos:


Polo Recife
Recife; Abreu e Lima; Araçoiaba; Camaragibe; Igarassu; Itapissuma; Jaboatão dos Guararapes; Moreno e Paulista.

Polo Agreste
Garanhuns; Buíque; Itaíba; Pedra; São Bento do Uma; Tupanatinga; Venturosa; Águas Belas; Bom Conselho e Caetés.

Polo Serra Talhada
Serra Talhada; Flores; São José do Belmonte; São José do Egito; Sertânia; Tabira; Triunfo; Afogados da Ingazeira; Calumbi e Ingazeira.

Fonte: SEE

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Servidores Públicos recebem homenagem da GRE Agreste Meridional


Agradecimentos pelo trabalho do servidor aposentado e valorização do serviço prestado pelos funcionários atuais. Foram assim as comemorações antecipadas ao Dia do Servidor Público na GRE Agreste Meridional, que ocorreu na manhã de hoje (25).

Funcionários da Gerência Regional e das escolas (representados pelos gestores) foram recepcionados no auditório da GRE com música ao vivo e um café da manhã especial. Durante a programação, os servidores aposentados este ano, que também fizeram parte das comemorações, receberam uma homenagem de agradecimento pelos anos dedicados à melhoria da educação no Estado.


Para quem ainda está na ativa, a Célula de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS) ofereceram a palestra “Quem Faz a Diferença?”, conduzida pelo psicanalista convidado Gilson Tavares. Autoconhecimento, automotivação, relações interpessoais e gerenciamento de conflitos foram alguns dos temas abordados, que levantou entre os presentes diversos questionamentos e depoimentos pessoais.

Em todo o país, comemora-se oficialmente o Dia do Servidor Público em 28 de outubro. Esta data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.


Comunidade escolar de Jupi recebe a GRE Agreste Meridional


Como previsto no calendário escolar de 2013, mais uma escola da GRE Agreste Meridional reúne pais, professores e equipe gestora para discutir ações de integração que contribuam na aprendizagem dos estudantes. Na tarde de ontem (24), foi a vez da Escola de Referência em Ensino Médio Sebastião Tiago de Oliveira, em Jupi, promover a reunião Família na Escola.

O gestor da GRE Agreste Meridional, Prof. Paulo Lins, e a Chefe da Unidade de Gestão da Rede, Prof.ª Evaneide Leite, estiveram presentes e conversaram com a comunidade escolar sobre a importância da atuação familiar na frequência, participação e rendimento escolar dos estudantes que fazem a escola.

A reunião teve como base o histórico de resultados aferidos pelo Pacto Pela Educação. Através dele, os pais foram apresentados aos indicadores que refletem a real situação da aprendizagem, de modo que saibam exatamente de que forma podem contribuir para o sucesso da trajetória escolar de seus filhos.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

GRE Agreste Meridional realiza ação durante o Outubro Rosa



A GRE Agreste Meridional, em cumprimento às suas práticas de responsabilidade social, aderiu ao movimento Outubro Rosa e realizou ação de conscientização entre profissionais da educação na manhã de hoje (24). Professores de Ciências Naturais e funcionários da Gerência Regional participaram de uma palestra com o tema “Prevenção do Câncer de Mama” que aconteceu no auditório da GRE e foi ministrada pelo médico mastologista Dr. Paulo Batista.

O especialista apresentou de maneira clara e didática aspectos anatômicos do corpo humano e as possíveis transformações decorrentes do aparecimento do câncer. Coube ao momento também apresentar as principais causas, fatores e grupos de risco do câncer de mama, levantando dados estatísticos imprescindíveis para mensurar o alcance da doença. 

Os presentes foram conscientizados sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama e receberam ainda informações sobre exames, diagnósticos e procedimentos cirúrgicos. O momento foi encerrado com as perguntas do público, que aproveitou o espaço para tirar dúvidas comuns entre boa parte da população.

Governo anuncia injeção de R$ 2 bilhões com 13º e antecipação da folha de dezembro


O Governo de Pernambuco vai injetar cerca de R$ 2,015 bilhões em 25 dias na economia do Estado. Nesta quinta-feira (24/10), o governador Eduardo Campos anunciou o pagamento do 13º salário e a antecipação da folha salarial de dezembro. O anúncio foi feito na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções.

Confira Tabela de Pagamento (clique para ampliar):


Em dezembro, nos dias 10, 11 e 12, serão pagos R$ 660 milhões, correspondentes ao 13º salário, e mais R$ 680 milhões da folha salarial, nos dias 20, 23 e 24. Para Eduardo, essa é uma forma de valorizar o servidor público. "Pela sétima vez consecutiva, anunciamos hoje o calendário dos pagamentos, uma justa homenagem aos servidores de Pernambuco, parceiros da construção de nosso Governo", destacou o governador.

Somando com os quase R$ 680 milhões da folha de novembro - nos dias 27, 28 e 29 - chega-se ao montante dos R$ 2,015 bilhões em 25 dias. "Esse é um esforço importante do Governo, dentro de um quadro macroeconômico adverso, garantir essa antecipação. Os 230 mil servidores podem agora se programar melhor", disse o secretário de Administração, Décio Padilha. "Dessa forma, os servidores podem equilibrar suas contas nesse fim de ano, podem cumprir suas obrigações, fazer suas compras de Natal", ressaltou Eduardo.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Oportunidade de intercâmbio para professor de inglês


Professores de língua inglesa da rede estadual têm até a próxima sexta (25) para se inscrever no Programa Mobilidade Acadêmica e concorrer a quatro semanas de intercâmbio no Reino Unido. O programa é uma oportunidade de aperfeiçoar o idioma e as metodologias de ensino, e oferecerá 01 (uma) vaga para o Agreste Meridional. 

As inscrições acontecem exclusivamente pelo site www.educacao.pe.gov.br. Os embarques estão previstos para o período entre 8 de janeiro de 10 de fevereiro de 2014. Para participar, o professor deve ser servidor público; estar no efetivo exercício da docência em língua inglesa, em turmas do ensino médio da rede pública estadual, incluindo os núcleos de estudos de línguas; ter no mínimo quatro anos de experiência em sala de aula na rede pública; possuir licenciatura em letras com habilitação em inglês; e não ter participado de intercâmbios promovidos, diretamente ou indiretamente, pela SEE nos últimos 24 meses.

A seleção será realizada em duas etapas: o envio do formulário de inscrição acompanhado da documentação exigida no edital, cujo resultado será divulgado no dia 4 de novembro no endereço eletrônico www.educacao.pe.gov.br; e um exame de avaliação do nível de proficiência na língua inglesa, marcado para o dia 9 de novembro nos polos regionais. O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro, também no site da SEE.

A acomodação será em casa de família local. Para as refeições fora de casa, os intercambistas recebem um auxílio de R$ 442,80. O investimento na ação é de R$ 300 mil. Antes de viajar, os aprovados participam de um treinamento de seis horas, na sede da SEE, onde receberão informações sobre o programa de intercâmbio, a escola, a cidade e a família que os hospedará, bem como acerca das diferenças culturais sobre os países. Após o intercâmbio, os professores selecionados serão submetidos a um segundo exame de inglês, a fim de avaliar o aprendizado durante as quatro semanas de intercâmbio.


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Programa Ganhe o Mundo reúne futuros intercambistas em Garanhuns


A GRE Agreste Meridional sedia hoje (21) e amanhã (22) um encontro de orientações preliminares para futuros intercambistas do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Mais de 100 estudantes locais e das GREs Sertão do Moxotó (Arcoverde) e Sertão do Alto Pajeú (Afogados da Ingazeira) participarão do momento.

O encontro é uma das importantes etapas do programa e está sendo conduzido, em Garanhuns, pelos coordenadores gerais do PGM Renata Serpa, Amália Guerra e Charles Martins. Na ocasião, os participantes são orientados sobre o funcionamento do intercâmbio e realizam a entrega da documentação necessária para a viagem. Além disto, recebem dicas sobre como lidar com diversas situações que poderão enfrentar na viagem e são apresentados, de maneira geral, à cultura do país onde irão morar por seis meses.

Hoje participam 40 estudantes que farão intercâmbio para o Chile, sendo 15 deles do Agreste Meridional, e oito que viajarão para a Nova Zelândia. Para este último país, ainda viajarão mais 64 estudantes, que participarão do encontro só amanhã. De acordo com a coordenadora local do programa na GRE Agreste Meridional, Profª Edla Novaes, todos eles estão com embarque previsto para janeiro de 2014. .

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Gestor Paulo Lins incentiva integração da família com a escola em Lajedo

A Escola Jornalista Manuel Amaral, no município de Lajedo, realizou na tarde de ontem (17) uma importante ação de integração da família com a escola. Pais, professores e equipe da GRE Agreste Meridional estiveram reunidos nas dependências da unidade escolar para discutir alternativas de melhorar o desenvolvimento educacional dos estudantes.

O Gestor da GRE Agreste Meridional, Prof. Paulo Lins, participou do momento e conversou com os cerca de 150 pais e responsáveis presentes sobre a importância da família na formação escolar dos estudantes. No momento, ressaltou que a participação ativa e o acompanhamento frequente da família são indispensáveis na efetivação do aproveitamento pedagógico.

Ações como esta são práticas regulares no Agreste Meridional. As escolas estaduais da região proporcionam durante o ano pelo menos quatro encontros com os pais, em dias previstos no calendário escolar de cada instituição.


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Programa Alfabetizar com Sucesso reúne Secretarias Municipais para Formação Continuada


A equipe do Programa Alfabetizar com Sucesso (PAS) da GRE Agreste Meridional realiza Formação Continuada durante todo o dia de hoje (17) na sede da Regional. O objetivo do momento é dar suporte aos coordenadores e supervisores do programa nas Secretarias Municipais de Educação para auxiliar na execução das ações do PAS na região.

Estiveram presentes, no turno da manhã, representantes de nove municípios do Agreste Meridional. Eles participaram de exposição dialogada sobre o tema "Leitura, Escrita e Conhecimentos Matemáticos: Desafios para a Educação do século 21". No período da tarde, mais novo municípios participam da formação com o tema "Políticas públicas de alfabetização: um desafio em tanto".

O dia de estudos encerrará às 17h e está sendo conduzido pelas coordenadoras pedagógicas do programa.

Atualização de formação e habilitação do professor tem prazo prorrogado

Professores da rede estadual de ensino ganharam novo prazo para atualização de dados no Sistema de Atualização de Formação e Habilitação do Professor (SAFHP). Agora, os docentes têm até a próxima segunda-feira (21), para acessar o link disponível aqui.

O SAFHP tem como finalidade construir uma base de dados para orientar o planejamento de alocação de professores e ações de desenvolvimento profissional, além de viabilizar estudo estratégico que garanta melhor adequação do potencial e desempenho do quadro de pessoal.

A atualização é de caráter obrigatório para professores efetivos ativos e contratados, inclusive os que estiverem afastados. Durante o acesso ao sistema, os discentes irão atualizar as informações sobre habilitação, cadastrar formações complementares, atualizar endereço residencial, anexar documentos comprobatórios e confirmar os dados. A navegação é autoexplicativa, mas quem tiver dificuldades pode fazer o download do manual (clique aqui para acessar).

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Sociedade e governo discutem a educação em Pernambuco

Representantes da sociedade civil, sindicatos, movimentos sociais e líderes governamentais estão reunidos desde o dia 14 até hoje (16 de outubro), no Centro de Convenções, para sugerir e debater propostas em prol do desenvolvimento educacional do estado. Este é o objetivo da II Conferência Estadual de Educação (Conepe), que traz como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Durante a abertura oficial do evento, na noite da segunda-feira (14), a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, da Secretaria de Educação do Estado, Ana Selva, destacou a importância do momento para o diálogo entre as várias esferas ligadas à educação. “A Conepe é o espaço propício para o debate sobre políticas educacionais comportando grupos que já vieram das conferências municipais e que trazem suas experiências. É com grande satisfação que o governo do estado assume o compromisso de se fazer presente, sempre visando avanços para a educação”, declarou Ana. 

A coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Márcia Ângela Aguiar, também ressaltou a contribuição das 35 representações de entidades educacionais e movimentos sociais. “Este momento representa mais um passo na luta por uma educação democrática que abranja todos os brasileiros. É a oportunidade da sociedade intervir nas decisões para educação no estado”.

Representando a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), a professora Sônia Maria dos Santos, está entre os 600 delegados eleitos durante as conferências municipais. Para ela, a colaboração de diversas “mãos” para compor uma educação de qualidade, amplia horizontes que enxergam as particularidades de cada grupo social, e suas necessidades. “Acreditamos que a educação, como direito universal, deve considerar especificidades. Os representantes da educação no campo possuem demandas que devem ser ouvidas”, explicou Sônia, relembrando os avanços alcançados desde 2010, quando aconteceu a I Conepe. “Desde 2010 estamos pautando a educação no campo nos fóruns e conferências. Já conseguimos vitórias como a aprovação do marco regulatório para a educação no campo, formação de professores e livros didáticos voltados para a realidade dos que vivem e estudam nas zonas rurais. Este ano estamos com novas propostas para o fortalecimento dessa área de educação em Pernambuco”.

Dentro da pauta da conferência estadual estão a votação das propostas que subsidiarão o Plano Nacional de Educação (PNE),e a eleição dos delegados e delegadas que seguirão para a Conferência Nacional de Educação – Conae 2014, que acontecerá em Brasília- DF.

Fonte: SEE

terça-feira, 15 de outubro de 2013

15 de outubro, Dia do Professor.

Professores,

Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sintamos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que possamos não compreender, levando-nos, por fim, a compreendê-las. Obrigado por resolverem o que achávamos complicado, e por serem pessoas dignas de nossa total confiança. Obrigado, sobretudo, por nos convencerem de que somos melhores do que suspeitávamos.

Um feliz dia ao profissional que nos encaminha para a aventura da vida!


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Diário Oficial: Regimentos Escolares e Projetos Político Pedagógicos são aprovados no Agreste Meridional

Tendo em vista o parecer favorável da Gerência de Normatização do Ensino, a Secretaria de Educação de Pernambuco aprovou, até outubro deste ano, Regimentos Escolares e Projetos Político Pedagógicos (PPP) de dez escolas estaduais jurisdicionadas à GRE Agreste Meridional.

As aprovações foram oficializadas no Diário Oficial do Estado, sendo a última publicação em 08 de outubro de 2013. Confira no quadro abaixo as portarias publicadas este ano.

 

Curso de Especialização em Gestão e Avaliação realiza aula inaugural


A GRE Agreste Meridional e a Universidade de Pernambuco (campus Garanhuns) conduziram na manhã da última sexta (11) a aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação, oferecido a profissionais da educação atuantes na rede estadual de ensino.

Estiveram presentes gestores, adjuntos, secretários escolares, técnicos educacionais e professores em função técnica de todo o Agreste Meridional que efetuaram matrícula pelo sistema. No momento, eles foram apresentados ao ambiente virtual de aprendizagem adotado para o curso e receberam instruções sobre a sistemática de aulas e avaliações.


 
O Curso de Especialização em Gestão e Avaliação é uma parceria da Secretaria de Educação do Estado com a Universidade de Pernambuco e faz parte das ações do Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco (PROGEPE).

PRONATEC abre vagas para cursos técnicos em Garanhuns

Estão abertas a partir de hoje (14) e vão até o dia 24 seleção para preenchimento de vagas remanescentes em Cursos Técnicos de Nível Médio ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

O processo seletivo é destinado a jovens e adultos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública estadual em suas diversas modalidades. Ao todo, 767 vagas foram abertas em diversas áreas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site
www.educacao.pe.gov.br. Os candidatos serão classificados, por oferta de vaga, em ordem decrescente da média aritmética das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do primeiro bimestre de 2013. 

Garanhuns é a cidade polo no Agreste Meridional. No município, serão ofertados os cursos técnicos em Administração, em Transações Imobiliárias e em Contabilidade, em um total de 34 vagas nos turnos da tarde e da noite.

Os classificados devem ficar atentos ao local, data e documentação necessária para efetivação da matrícula. Essa e as demais informações complementares estão presentes no Edital (clique aqui para acessar).

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Curso de Especialização em Gestão e Avaliação realiza aula inaugural amanhã (11)

A aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), acontece amanhã (11) no Auditório da UPE Garanhuns. 

O evento está marcado para começar às 9h e são esperados gestores, adjuntos, secretários escolares, técnicos educacionais e professores em função técnica de todo o Agreste Meridional que efetuaram matrícula pelo sistema.

O curso é uma parceria da SEE com a Universidade de Pernambuco e faz parte das ações do Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco (PROGEPE).

Segue o convite:


Programa Jovem Senador divulga resultado final


Com a redação intitulada ‘A socialização da política’, a aluna do 3º ano do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco, Ana Luíza Cabral Laet, 16 anos, foi a vencedora estadual do Programa Jovem Senador 2013. O resultado da seleção das 27 melhores redações do país foi divulgado pelo Senado Federal na última terça (08).

Como premiação, Ana Luíza irá a Brasília, no período de 19 a 21 de novembro, onde representará Pernambuco e vivenciará o trabalho dos senadores, apresentando ao final da jornada uma proposta legislativa que será votada em plenário. Além da viagem, a aluna irá receber um microcomputador portátil, certificado e medalha de participação. 

Em segundo lugar no estado ficou o aluno Barnabé Lucas de Oliveira Neto, da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns. O mesmo estudante voltou no último dia 27 de setembro de Brasília, onde representou Pernambuco no Parlamento Jovem Brasileiro deste ano. A aluna Ana Izabel de Oliveira Silva, da Escola Estadual Três Marias, localizada em Floresta, ficou em terceiro lugar.

O Jovem Senador é um projeto anual do Senado Brasileiro que seleciona, por meio de concurso de redação, 27 estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal para vivenciarem o trabalho dos senadores.

(Com informações da SEE)

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Foco e participação marcam terceiro dia de aulões no Agreste Meridional


Estudantes do 3º ano do Ensino Médio lotaram em peso os aulões com foco nos vestibulares que aconteceram no último sábado (05) em quatro polos pelo Agreste Meridional. A ação faz parte do projeto “Intensivão é na Rede Estadual” e, só em Garanhuns, reuniu cerca de 200 estudantes no auditório do Fórum Eraldo Gueiros Leite.

Lajedo, São Bento do Una e Águas Belas também foram polos escolhidos pela GRE Agreste Meridional para receber estudantes de toda região. O objetivo é proporcionar ao maior número possível de estudantes a oportunidade de fixar conteúdos e se preparar ainda mais para os exames de seleção necessários ao ingresso nas universidades.


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Gestor Paulo Lins participa de encontro de Grêmios Estudantis em Garanhuns


Garanhuns recebeu no último final de semana, de 04 a 06 de outubro, o 7º Encontro de Grêmios e Entidades Estudantis do Agreste e Sertão Pernambucano. O evento reuniu cerca de 300 estudantes nas Escolas Profª Elisa Coelho e EREM Prof. Jerônimo Gueiros e contou com a participação do Prof. Paulo Lins, Gestor da GRE Agreste Meridional, em uma tarde de discussões com estudantes sobre políticas educacionais no Estado de Pernambuco.

Investimentos na Educação e Municipalização das Escolas foram os temas norteadores do grupo de discussões conduzidos pelo Prof. Paulo Lins e pela Secretária de Educação de Garanhuns, Janecélia Marins. No momento, os presentes fizeram perguntas, esclareceram dúvidas e expuseram suas opiniões diante dos dois representantes do poder público.

Outros grupos de discussões foram montados com os temas: rumo à universidade, conjunturas, os avanços da juventude nas políticas públicas e meia-entrada. Palestras e apresentações culturais também fizeram parte dos três dias de evento.

Programa Aprender Pra Valer chega na Escola São Cristóvão


O Gestor da GRE Agreste Meridional, Prof. Paulo Lins, visitou a Escola São Cristóvão, em Garanhuns, para apresentar à comunidade do bairro da Liberdade uma nova oportunidade de reforço à aprendizagem escolar: o Programa Aprender Pra Valer.

O programa proporcionará reforço escolar, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, e já está funcionando desde setembro em outras quatro escolas do Agreste Meridional. 

Sobre a operacionalização, as aulas de reforço estão acontecendo no contraturno, duas vezes por semana, para estudantes dos turnos diurnos. Já quem estuda a noite tem uma aula por dia reservada à atividade dentro do próprio turno.

SEE se posiciona sobre o pagamento de bônus para a Bienal Internacional do Livro 2013

Através de ofício enviado às Gerências Regionais de Educação (GREs), o Secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, esclarece os motivos que impediram a formalização do convênio com a organização da 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. De acordo com o comunicado, insegurança jurírida impossibilitou as negociações que beneficiariam servidores com bônus para aquisição de livros.

Clique aqui para ler ofício na íntegra.
 
Ou clique na imagem para ampliar.
 
 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ProJovem Urbano de Saloá conquista prêmio em concurso de vídeos

A coordenação do ProJovem Urbano na GRE Agreste Meridional recebeu hoje (04) uma excelente notícia do trabalho que vem sendo realizado no município de Saloá. O professor Alvaro Deangelles e as estudantes Joyce Guimarães, Franciele de Lira e Vanessa Vespasiano ficaram entre os finalistas do 1º Concurso de Vídeos da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG), promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCEPE).


“Juventudes”, nome dado à animação produzida por eles, foi fruto de um projeto integrador das disciplinas de Qualificação Profissional e Ciências da Natureza. Através de um processo que evolveu as etapas de roteiro, produção, filmagem e edição de vídeo, a animação é voltada à atual Unidade Formativa, onde o foco é juventude e tecnologia. Os criadores utilizaram a técnica de Stop Motion, em que, durante uma semana de trabalho, capturaram quase 900 quadros (fotografias) para obter o resultado desejado.


A premiação no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) acontecerá na Escola de Contas Públicas, órgão superior do Tribunal de Contas de Pernambuco, e está prevista para o dia 7 de novembro.

O CONCURSO - 1º Concurso de Vídeos da ECPBG tem por finalidade selecionar produções audiovisuais para serem veiculadas em mídias diversas, eventos da escola e na internet. Para participar, as obras precisavam atender ao tema: “LIXO: PROBLEMAS E SOLUÇÕES EM PERNAMBUCO”, de maneira que pudessem levar ao conhecimento da sociedade a importância do cuidado com a disposição de resíduos sólidos.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Escola Técnica, em Lajedo, promove democracia na comunidade escolar


A Escola Técnica Antônio Dourado Cavalcanti, no município de Lajedo, passou na manhã hoje (03) por um importante momento democrático para a comunidade escolar. Pais, professores e equipe gestora reuniram-se no auditório da escola para fundar a Unidade Executora (UEx), órgão colegiado imprescindível para a execução de recursos financeiros federais. 

A assembleia foi presidida pela gestora Fabiana Ferreira da Silva, com apoio de técnicos da GRE Agreste Meridional. No momento, os presentes aprovaram o Estatuto da UEx e elegeram membros para diretoria e para os conselhos deliberativo e fiscal. Após esta primeira etapa, os trâmites legais serão seguidos e a unidade escolar estará habilitada a receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

A Unidade Executora é uma organização da sociedade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Pode ser constituída por iniciativa da escola ou da comunidade para receber e administrar recursos destinados às escolas públicas. As Unidades Executoras são responsáveis pelo recebimento, execução e gestão dos recursos financeiros da unidade escolar. No Agreste Meridional, 56 escolas da rede estadual já têm UEx constituída e atuante.

EREM Virgem do Socorro, em Garanhuns, promove Jogos Interclasses


As competições iniciam amanhã (04) e encerram dia 08 de outubro. Neste período, os estudantes disputam em cinco modalidades esportivas.


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Estudante do Agreste Meridional representou Pernambuco na Câmara Federal dos Deputados


A décima edição do Parlamento Jovem Brasileiro aconteceu entre os últimos dias 23 e 27 de setembro e contou com a participação de um representante do Agreste Meridional. Barnabé Lucas de Oliveira Neto, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns, foi um dos quatro selecionados de Pernambuco e vivenciou durante uma semana a rotina de trabalho dos Deputados Federais, em Brasília.

Barnabé Lucas, embora estude em Garanhuns, é morador da cidade de Jupi. Ele concorreu com outros 144 estudantes do Estado apresentando um Projeto de Lei na área de educação. De acordo com a ementa, sua proposição trata da criação do programa “Literatura Nossa”, uma estratégia que tem como objetivo a distribuição de livros literários brasileiros a estudantes do Ensino Médio regular das escolas de rede pública.

Durante a semana que passou em Brasília, ele defendeu o seu projeto e participou de discussões sobre as proposições de outros Jovens Parlamentares. Segundo a organização do programa, esta simulação dos trabalhos legislativos pretende despertar nos estudantes a reflexão crítica e a representação política por meio da vivência do processo democrático.

Outros estudantes da região já tiveram esta experiência. Na edição do ano passado, Lucas Libório de Lima (EREM D. João da Mata Amaral) e Jonathan Juvêncio de Souza (Escola de Aplicação Prof.ª Ivonita A. Guerra) também ocuparam cadeiras no Parlamento Jovem e ajudaram a firmar a tradição do Agreste Meridional em revelar protagonistas juvenis. 

Além de Barnabé Lucas, um estudante de Olinda, um de Bezerros e um de Gravatá também foram enviados para representar Pernambuco em 2013.