sábado, 30 de junho de 2012

SUPLETIVO 2012

Nesta segunda (02) iniciarão as inscrições para mais um Exame Supletivo do estado de Pernambuco. Até o dia 09 de agosto os estudantes pernambucanos interessados em realizar o exame supletivo 2012 (níveis fundamental e médio e modalidade de Jovens e Adultos) poderão fazer, gratuitamente, suas inscrições EXCLUSIVAMENTE através do site da Secretaria da Educação.
Além dos documentos (CPF e RG), os interessados precisam ter idade mínima de 15 anos completos (exame de nível fundamental) e 18 (exame de ensino médio).
As provas acontecerão no dia 21 de outubro.
Confira o conteúdo programático e mais informações  no edital e na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE-AM).

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Encerram amanhã as inscrições para concurso literário da Fliportinho 2012

Estão abertas, até amanhã (30), as inscrições para o  concurso da Feira Literária Infantil de Porto de Galinhas (Fliportinho) 2012, cujo tema, este ano, será “Coisas da minha terra”, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.
                Estudantes do 5º ao 9º ano, de escolas públicas e privadas, devem escrever seus poemas, com até  6 estrofes de 4 versos cada, e enviá-los, junto com a ficha de inscrição, para contato@fliportinho.com.br.
                Os 100 melhores textos irão compor o livro “Poesias – Coisas da Minha Terra” que será lançado no dia 26 de agosto, durante a feira. Os prêmios para os três primeiros lugares serão, respectivamente, um jogo de computadores, uma câmara digital e um aparelho de MP3. Além disso, as escolas e os professores dos alunos premiados serão contemplados com um aparelho de DVD.
                 A ficha de inscrição e o regulamento do concurso estão disponíveis no site da Fliportinho (www.fliportinho.com.br).

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Prorrogadas inscrições para concurso Professor-Autor


Os professores interessados em participar do Concurso Professor Autor podem se inscrever até o dia 16 de julho. A Secretaria de Educação de Pernambuco (SE) prorrogou as inscrições do concurso que tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional dos professores por meio do estímulo à produção de material didático.
Os interessados podem se inscrever através da página do SE. Segundo a secretaria, o material de apoio para o componente curricular deve ser enviado também pelo endereço virtual do órgão público. O material tem que possuir o resumo descritivo, informando o componente curricular, além do nível de ensino, ano e tópico no qual o candidato deseja concorrer. Além disso, o resumo descritivo deve conter, no máximo, cinco mil caracteres, já contando com o espaço.

Outra exigência do concurso é que o material deve ter o formato Microsoft PowerPoint versão 2003 e anteriores, ou versão 2007 e anteriores. A secretaria alerta que o tamanho total pode chegar a até 10 MB. O documento deve ter no mínimo 25 slides no máximo e precisa ser enviado até o dia 16 de julho.
Criatividade, uso de multimídia, coerência e cobertura são alguns dos critérios que serão analisados pela Comissão Especial, que atribuirá nota de um a sete ao resumo descritivo de cada tópico apresentado pelo candidato. No dia 31 de agosto será divulgado o resultado final do concurso, através do Diário Oficial do Estado. Segundo a secretaria, o primeiro lugar de cada tópico dos componentes curriculares do concurso receberá um prêmio no valor de R$ 1 mil.
O estabelecimento escolar com mais de um professor premiado será beneficiado com um kit multimídia para a sala dos professores, composto por um computador desktop, impressora multifuncional, projetores data show e lousa digital.

Fonte: Leia já

Clique aqui e ouça a entrevista que saiu na rádio Sete Colinas FM.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Estão abertas as inscrições para o II Prêmio Educação Cidadão Direito para Todos


Estão abertas as inscrições para o II Prêmio Educação Cidadã Direito de Todos. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Educação (SE), através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e da Gerência de Políticas de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (GEDH).
As inscrições podem ser feitas na escola onde o candidato está desenvolvendo o trabalho, e cada participante só pode ter uma inscrição, que vão de 22 de maio a 31 agosto no site www.educacao.pe.gov.br.
Podem participar estudantes matriculados em todas as modalidades de ensino, como também os vinculados aos programas e projetos que se integram na educação básica, e estudantes dos níveis fundamentais e médios. O objetivo do prêmio é conscientizar, estimular a produção científica, fortalecer a democracia e implantar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, trabalhando também as Diretrizes Curriculares Nacionais.
O prêmio será atribuído a cinco categorias, estudante de ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais, ensino médio, profissionais de educação e mérito nacional.

Leia mais aqui

Clique aqui e ouça a entrevista que saiu na Sete Colinas FM

segunda-feira, 25 de junho de 2012

ESCOLAS DO AGRESTE MERIDIONAL COMEMORAM O SÃO JOÃO

A Escola Mestra Beatriz, de Bom Conselho, comemorou as festividades juninas com o tema: São João do Gonzagão: em busca da preservação.
Confira algumas fotografias enviadas pela Gestão da Escola:








A Escola Simoa Gomes, de Garanhuns, também teve como temática o Rei do Baião.
Confira algumas fotografias:




No dia de São Pedro (29) será a vez da Escola Pe. Antônio Callou, de Canhotinho, comemorar seus festejos juninos.
Confira o convite enviado pela Equipe Gestora:


sábado, 23 de junho de 2012

SUCESSO NA ABERTURA DOS XLIV JOGOS ESCOLARES

Ontem (22) a Quadra do Colégio CMA esteve repleta de Jovens Atletas e representações das Escolas Estaduais, Municipais e Privadas que participarão da 44ª Edição dos Jogos Escolares Regionais do Agreste Meridional.
A GRE-AM agradece a participação de todos que contribuíram para abrilhantar esse momento.
Confira algumas fotografias dos melhores momentos desse grande evento:


  Comissão de Autoridades
 Pavilhão das bandeiras  com os atletas Matheus  Rocha, da Escola de Referência de Garanhuns; Diego Xavier, da Escola Profº Letácio Brito; Luiz Felipe Liberato, do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença e banda do 71 BI Mtz
 Apresentação da Quadrilha Stilos da Escola Simoa Gomes


 Acendimento da Pira Olímpica pelos atletas Milena Brasil, do Colégio Diocesano, Kelison Marques, da Escola de Referência de Garanhuns, Rodrigo Dantas, da Escola Profº Letácio Brito
 Juramento pelo atleta José Guerra Neto do Colégio XV de Novembro
 Delegações das Escolas Participantes dos XLIV Jogos Escolares Regionais
Paulo Lins, Gestor Regional e Plenária das Delegações.

Fotografias por: Jaqueline Pinto

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ABERTURA DOS XLIV JOGOS ESCOLARES REGIONAIS

A Gerência de Educação do Agreste Meridional na tarde de hoje (22), vivenciará uma tradição esportiva em Garanhuns com a realização da Abertura da XLIV edição dos Jogos Escolares Regionais, evento que já se tornou referência esportiva no estado.
O evento acontecerá às 16h, na quadra do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença - CMA e contará com a representação de 16 municípios participantes e 49 Escolas das redes Estadual, Municipais e Particulares.
Os jogos acontecerão no período de 25 a 30 de junho de 2012 nas seguintes quadras / modalidades:


  • AABB (Futsal);
  • AGA (Futebol);
  • Diocesano (Voleibol);
  • CMA (Futsal);
  • XV de Novembro (Futsal, Handebol e Basquete);
  • Santa Sofia (Judô);
  • 71 BI Mtz (Atletismo);


quinta-feira, 21 de junho de 2012

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 30 DE JUNHO

  

Informamos que as inscrições para o PROGEPE e PROTEPE foram prorrogadas até o dia 30 de junho (sábado). A data para o início das aulas será posteriormente divulgada.

     Acesse o vídeo sobre o PROGEPE, da Secretária Executiva Margareth Zaponi, através do link abaixo:





http://www.youtube.com/watch?v=qK_lBzcGulE&feature=youtu.be









Inscrição e maiores informações no site da Secretaria de Educação de Pernambuco

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ESTÁ ENCERRANDO O PRAZO PARA O FIG 2012

Propostas de planos de trabalho podem ser entregues até o próximo dia 22

 

Professores interessados em ministrar oficinas que ocorrerão durante Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2012, podem se inscrever a partir desta terça-feira (12) até o dia 22 de junho. Os docentes de Garanhuns devem entregar suas propostas na Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional. As oficinas acontecem de 16 a 20 de julho, pela manhã, das 8h às 12h. O FIG acontece de 12 a 21 de julho.
A atividade tem o objetivo de divulgar os planos de trabalhos nas áreas de arte, nas linguagens da música, teatro, literatura, dança e artes visuais e temas contemporâneos da educação, como diretos humanos, meio ambiente e ensino. Serão realizadas oito oficinas, sendo quatro vagas para professores de Garanhuns e quatro para as outras regionais.
As propostas devem conter objetivos, justificativa, metodologia, materiais, infraestrutura e referências bibliográficas, além de toda identificação do professor como, nome, escola, GRE, município, matrícula, CPF, e-mail, telefone residencial e celular.

Serviço:
GRE Garanhuns: Praça Tavares Correia, 52 – Heliópolis - Garanhuns CEP: 55.297-040 | Fones: (87) 3761-8407  / 3761-8408
Outras GREs: Av. Afonso Olindense, 1513 – Várzea – Recife - CEP: 50.810-900 | Fones: (81) 3183-8725 / 3183-8738

Clique aqui e baixe o comunicado.

Prorrogadas inscrições para IV Mostra de Experiências Pedagógicas

Os docentes poderão inscrever trabalhos nos formatos de pôsteres e comunicação oral


 Foram prorrogadas as inscrições para a IV Mostra de Experiências Pedagógicas, que acontecerá no dia 25 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os docentes do quadro efetivo da rede estadual de ensino podem inscrever, por meio deste site (www1.educacao.pe.gov.br/mostra), até o dia 06 de julho, seus trabalhos para a atividade.
A Mostra, que neste ano terá como tema “Inovando o Saber e Construindo Cidadãos Ativos”, visa incentivar a realização de projetos que contribuam para a propagação de novos conceitos, além de dar visibilidade às atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores nas escolas da rede.
Dessa maneira há a identificação, socialização e valorização das experiências vivenciadas nas unidades educacionais e nos espaços pedagógicos não formais. O evento também estimula a criação de ações voltadas para o currículo escolar que resultem na melhoria da qualidade do ensino através da relação com da escola com a família e comunidade local.
Os projetos podem ser dispostos em duas categorias (pôsteres e comunicação oral) e devem abranger uma das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No ato da inscrição, o formulário online solicitará os dados da escola, nome do professor e co-autor(es) do trabalho.
Os trabalhos enviados para a categoria Pôster devem ser apresentados através de banner, organizado de acordo com as seguintes normas técnicas: tamanho padrão (90x100cm), com fundo branco e a logomarca da Secretaria de Educação em marca d´água. No caso da categoria de comunicação oral, as exposições devem acontecer durante 10 minutos, de maneira didática, observando as normas técnicas do edital abaixo. Todos serão organizados, em grupos temáticos, pela coordenação geral da Mostra.
O resultado final com a relação dos projetos selecionados será divulgado no site da SE, no dia 31 de agosto. Serão escolhidos 10 trabalhos por Gerência Regional de Educação (GRE), sendo oito do ensino regular e dois advindos da educação profissional.

A inscrição pode ser feita aqui

O edital pode ser conferido aqui

terça-feira, 19 de junho de 2012

Projovem Urbano do Agreste Meridional participa da Conferência da Rio + 20



Estudantes apresentaram suas experiências exitosas em educação para a sustentabilidade

 
O Projovem Urbano de Pernambuco participou, de 12 a 17 de junho, do Encontro Juventude e Educação para Sustentabilidade na Rio+20. O convite foi feito pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Políticas de Educação para Juventude, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.



Estiveram presentes quatro estudantes representando o Estado, que receberam destaque como modelo de execução no País, debateram com grupos de trabalho, mostrando suas experiências exitosas em educação para a sustentabilidade. Dentro dos grupos foram trabalhados os temas de alfabetização, elevação da escolaridade, qualificação, saúde, habitação e qualidade de vida, tudo isso valorizando o tema central (Educação). O estudante José Nilson de Melo Dantas (foto), natural do Município de Iati – PE e a Diretora Executiva Regional da GRE-AM representaram o Agreste Meridional de forma brilhante.
Também representando o Projovem estiveram presentes alunos do Acre e do Rio de Janeiro. No total participaram do encontro 500 jovens representantes de entidades do setor que discutiram políticas de educação direcionadas a sustentabilidade.
Na ocasião, o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, homologou as diretrizes da educação ambiental e indígena aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, também lançou junto com a Ministra Izabella Teixeira a 4º Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. Essa Conferência pretende mobilizar 13 mil escolas do ensino fundamental e 4 milhões de estudantes.

Secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Rogério Sottili; o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o representante do Unicef Brasil, Gary Stahl, o presidente do Conselho Nacional de Educação, Antônio Carlos Ronca; o representante do Coletivo de Jovens pelo Meio Ambiente, Leo Machado.
 
 Grupo de Discussão

 Representantes do Estado de Pernambuco e Representantes do MEC