quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feliz ano Novo!!


Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre - Carlos Drummond de Andrade.

São os votos de Paulo Lins e todos os que fazem a GRE-AM.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Para conhecimento a todos: Portaria 8290

Diário Oficial do dia 27-12-2011 – Página da Secretaria de Educação


PORTARIA-SE Nº 8290 DE 26 DE DEZEMBRO DE 2011.

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições de acordo com a Lei Estadual nº 11.329/1996 (Estatuto do Magistério de Pernambuco), a Lei de Diretrizes e Bases - LDB N°. 9394/1996 e a Lei Complementar nº125/2008, estabelecer os procedimentos necessários para o reordenamento do quadro de recursos humanos das Escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco.

CONSIDERANDO a necessidade de garantir a atuação de professores efetivos em todas as turmas e componentes curriculares, de acordo com as matrizes curriculares, das escolas da rede estadual de ensino, com vista a garantir o cumprimento dos 200 dias letivos e o mínimo de 800 horas aulas;

CONSIDERANDO a importância de garantir a permanência do professor efetivo em uma única escola, como estratégia para melhorar a qualidade do tempo pedagógico do professor e a implementação eficaz do projeto pedagógico da escola;

CONSIDERANDO a melhoria da qualidade do ensino e consequentemente a elevação dos indicadores educacionais, principalmente através dos investimentos voltados para a valorização dos profissionais da educação,

RESOLVE:

DO PROFESSOR EFETIVO

Art. 1º É de responsabilidade da Secretaria de Educação, da Gerência Regional de Educação e do Diretor Escolar, subsidiariamente, a lotação de todos os professores efetivos, nas turmas e componentes curriculares de cada escola, sob sua jurisdição, como também as providências para publicação no Diário Oficial do Estado.

§ 1º O Quadro de professores efetivos em cada unidade escolar compreende:
As funções de gestão, técnico-pedagógicas e professores em regência de classe.

I - As funções de gestão e técnico-pedagógicas a seguir deverão ser preenchidas, exclusivamente, por professores efetivos:

a) Diretor(a)
b) Diretor(a) Adjunto(a)
c) Educador(a) de Apoio

§ 2º A quantidade necessária de professores de cada componente curricular em uma unidade escolar é calculada a partir da matriz curricular, o número de turmas e a carga horária em regência do professor, observando a fórmula que se segue:

§ 3º No cálculo de distribuição de horas aulas não poderá exceder 12 turmas por professor com jornada semanal de 40 horas - aulas, desde que atuando em uma única escola. O tempo excedente deverá ser destinado a ações complementares para melhoria da aprendizagem dos estudantes, desenvolvidas obrigatoriamente no âmbito da escola, devidamente planejadas, acompanhadas e avaliadas:

a) Excetuando as situações em que é necessário complementar as horas aulas previstas na matriz curricular;

b) Para o professor com jornada de 150 horas aulas mensais, a distribuição de aulas não sofrerá alteração;

c) Para as Escolas de Referência em Ensino Médio e as Escolas Técnicas Estaduais permanece o estabelecido na Lei Complementar nº 125, de 10/07/2008, publicada no Diário Oficial do dia 11/07/2008.

§ 4º Os professores efetivos apenas poderão permanecer nas unidades escolares obedecendo aos critérios de lotação estabelecidos acima.

§ 5º Para o cálculo do número de professores necessários ao cumprimento das atividades de regência, a unidade escolar deverá ter como referência o número de turmas cadastradas no Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco - SIEPE.

Art. 2º Quanto aos professores efetivos na condição de readaptados temporário e definitivo, professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas estaduais municipalizadas e de disciplinas pedagógicas, em disponibilidade, cabe ao Gerente da Gerência Regional de Educação assegurar a distribuição equitativa nas unidades escolares de cada município, obedecendo:

I - Para as unidades escolares de pequeno porte poderá ser localizado até 01 (um) professor efetivo para cada situação mencionada no caput do Art. 2º.

II - Para as unidades escolares de médio e grande porte poderão ser localizados até 02 (dois/duas) professores efetivos para cada situação mencionada no caput do Art. 2º.

§ 1º Nas unidades escolares com gratificação de difícil acesso, terá prioridade de permanência os professores efetivos com maior tempo de lotação de acordo com a portaria publicada em Diário Oficial. Os professores excedentes deverão ser remanejados para escolas próximas, de acordo com interesse público.

§ 2º Nas unidades escolares com atendimento em educação especial, poderão ser localizados até 04 (quatro) professores efetivos para cada situação mencionada no caput do Art. 2º, desde que a unidade escolar atenda no mínimo 15 (quinze) estudantes, na condição de pessoa com deficiência.

Art. 3º É de responsabilidade do Gerente da Gerência Regional de Educação assegurar a lotação de todos os professores efetivos em disponibilidade, de acordo com as demandas das escolas estaduais, por componente curricular e por turno.

I – O professor efetivo em disponibilidade deverá assumir a regência de classe na mesma escola em que está lotado, desde que haja vaga. Não havendo vaga, deverá ser remanejado para a escola próxima, obedecendo ao interesse público.

II – Não será permitida a permanência de professor com contrato temporário em escolas com professor efetivo em disponibilidade.

Art. 4º As solicitações de remoção SOMENTE poderão ser autorizadas após a existência de substituto, para evitar que os estudantes fiquem sem aulas, de acordo com o estabelecido no Decreto nº 36.798 publicado no Diário Oficial de 14/07/2011.

Art. 5º É de responsabilidade do Gerente da Gerência Regional de Educação localizar os professores, prioritariamente, nos componente(s) curricular(es) correspondente a sua habilitação ou áreas afins.

Parágrafo Único - No primeiro mês do ano letivo deverá, obrigatoriamente, informar à Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, a relação de professores efetivos que ministram aulas em componente(s) curricular(es) que não correspondem a sua habilitação ou áreas afins


DO PROFESSOR TEMPORÁRIO

Art. 6º A contratação de professor temporário deverá ser realizada obedecendo ao quantitativo de professores efetivos em regência afastados para:

I - Assumir as funções:
a) Diretor
b) Diretor Adjunto
c) Chefe de Secretaria
d) Educador de Apoio

II – Para atender os afastamentos:
a) Licença médica,
b) Licença Gestação;
c) Licença Prêmio;
d) Cedência;
e) Afastamento para cursos (pós-graduação);
f) Óbito;
g) Aposentadoria;
h) Exoneração;
i) Readaptação definitiva e temporária;
j) Outros afastamentos previstos em Lei

Parágrafo Único - Excepcionalmente, poderá ser autorizada a contratação de professor temporário para ocupar a função de professor principal (entende-se por professor principal aquele que assume a turma no início do ano letivo) desde que devidamente comprovado pelo Gerente da Gerência Regional de Educação, após realizados os remanejamentos necessários, visando assegurar que TODOS os professores efetivos, em disponibilidade, estejam devidamente lotados e ocupando a função de regência.

Art. 7º Os professores contratados temporariamente poderão ser remanejados, a qualquer tempo a depender da necessidade do reordenamento escolar, para suprir lacunas que surgirem em escolas do município para o qual foram selecionados.

Art. 8º Os professores temporários que não terão contratos renovados deverão ser comunicados pelo Gerente da Gerência Regional de Educação à Gerência Geral de Desenvolvimento de Pessoas, até 06.01.12, haja vista o cumprimento em tempo hábil de cláusula contratual.

Art. 9º A contratação de professor temporário também será realizada para atender seguintes demandas:

a) Projetos especiais;
b) Para componentes curriculares específicos de Escolas Técnicas Estaduais.


DA SELEÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS PARA PROGRAMAS E PROJETOS ESPECIAIS

Art. 10 Será realizado processo seletivo simplificado para professores com objetivo de atender aos Programas, Projetos e Escolas Técnicas Estaduais, e criação de “Banco de Reserva de Professores” para situações e afastamentos em caráter de excepcional interesse público.

Art. 11 Os profissionais contratados temporariamente para Programas e Projetos, com turmas em andamento, terão seus contratos renovados de acordo com a data final prevista no contrato inicial ou termo aditivo.

DAS DEMAIS DISPOSIÇÕES

Art. 12 O cálculo para lotação de professor em cada unidade escolar deverá obedecer a razão 1,25 por turma, ou seja, a cada 4 turmas, será autorizado 01 (um) professor a mais. Este acréscimo deverá ser administrado por cada Diretor Escolar e pelo Gerente da Gerência Regional de Educação para assegurar a reposição de aulas, decorrentes de ausências temporárias do professor principal.

Parágrafo Único - O acréscimo mencionado no artigo acima se refere obrigatoriamente ao professor temporário.

Art. 13 É de responsabilidade do Gerente da Gerência Regional de Educação em conjunto com o Diretor Escolar planejar o quadro de pessoal, assegurando prioritariamente que o professor efetivo, independentemente da quantidade de vínculos no Estado, seja localizado em uma única escola, desde que a mesma tenha três turnos. (manhã, tarde e noite).

Art. 14 As Escolas de Referência em Ensino Médio obedecerão aos critérios da presente instrução.

Art. 15 A presente Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Recife, 26 de dezembro de 2011.

Anderson Stevens Leônidas Gomes
Secretário de Educação



Escolas técnicas abrem inscrição

Segundo o secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, das 11 novas unidades, nove estão em construção.


Começam hoje e vão até 9 de janeiro as inscrições para processo seletivo que vai preencher 5.445 vagas em 25 escolas técnicas estaduais. Interessados devem se inscrever no site da Fadurpe (www.fadurpe.com.br), responsável pela seleção. As vagas estão distribuídas em 14 escolas já existentes e 11 que serão inauguradas em 2012. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de janeiro, com divulgação do resultado no dia 27 do mesmo mês.

Segundo o secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, das 11 novas unidades, nove estão em construção. Ficam nas cidades de Araripina, Bezerros, Bonito, Camaragibe, Carnaíba, Gravatá, Lajedo, Santa Cruz do Capibaribe e São José do Egito. "As outras duas são prédios comprados pelo governo. O antigo Colégio Pio XII, na Iputinga, e o Marista do Janga, em Paulista", destaca o secretário. As obras estão em fase de acabamento, com mais de 60% do trabalho concluído.

O investimento nas novas escolas equivale a cerca de R$ 60 milhões, com verbas federais. Para adquirir os dois prédios, o Estado desembolsou mais R$ 18 milhões. A estimativa do secretário de Educação é inaugurar os colégios em março.

Cada nova unidade ofertará 90 vagas em turmas do ensino médio integrado, voltado para estudantes que farão as três séries finais da educação básica paralelamente à formação técnica. No segundo semestre devem ser abertas novas turmas para o ensino médio subsequente, cujas vagas são para os que já têm nível médio completo.

O secretário-executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, informa que das 5.445 vagas ofertadas 3.195 são para o médio integrado e 2.250 para o subsequente. "Todos os candidatos farão provas de português e matemática, cada uma com 20 questões objetivas. A exceção são os candidatos da Escola Cícero Dias, de Boa Viagem, que farão também um teste de raciocínio lógico no dia 29 de janeiro", explica Paulo Dutra.

As duas unidades com maior quantidade de vagas são a Escola Técnica Agamenon Magalhães (Etepam), na Encruzilhada, e a Soares Dutra, em Santo Amaro, cada uma com 585 vagas. Na Etepam os cursos são edificações, design, manutenção em suporte em informática e mecatrônica entre outros. Na Soares Dutra algumas das opções são segurança do trabalho, prótese dentária, nutrição e dietética, libras e análise clínica.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

REGULAMENTO DO PROGRAMA PROFESSOR CONECTADO


Diário Oficial 23.12.2011

REGULAMENTO DO PROGRAMA PROFESSOR CONECTADO

ANEXO I

Art. 1º - O Estado de Pernambuco promoverá a 2ª edição do PROGRAMA PROFESSOR CONECTADO, o qual será regido pelo presente Regulamento.

Art. 2º - O Regulamento visa traçar regras e critérios para o credenciamento e descredenciamento de fornecedores e os parâmetros de configuração dos equipamentos que serão disponibilizados para a escolha pelo servidor beneficiado na 2ª edição Programa Professor Conectado, de que trata a Lei n.º 14.513/2011.

Art. 3º - A solução Professor Conectado é composta de um notebook, softwares educacionais e acessórios diversos.



Clique aqui e leia na íntegra.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal


Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.

É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui. Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia. O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.

Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes. Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.

São os votos do Gestor Paulo Lins e de todos que fazem a GRE-AM.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Paulo Lins foi homenageado como Patrono


O Gestor da GRE Paulo Lins foi homenageado como Patrono das 3 primeiras turmas concluintes do Ensino Médio Integral da EREM Frei Caetano de Messina de Bom Conselho.







Izabel Cristina - Só um exemplo


Que os nossos sonhos de natal não fiquem perdidos nos tempos mas que possamos através da força de nossas "cabeças" cabeludas e descabeladas, revelai-nos a grandeza de nossos corações e agradecer a DEUS a oportunidade de viver intensamente advindos de muita saúde.

Izabel Cristina

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

EQUIPE REGIONAL DO ALFABETIZAR COM SUCESSO DO AGRESTE MERIDIONAL REALIZA COM SUCESSO A ÚLTIMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO ANO 2011 (FOCO 6)


O Programa Alfabetizar com Sucesso realizou, no dia 14 dezembro, a última formação continuada deste ano de 2011, contando com a participação dos Coordenadores e dos Supervisores que
acompanham as turmas do Programa na rede municipal e de Educadores de Apoio e Apoios Pedagógicos de escolas da rede estadual.
Além da equipe do Alfabetizar com Sucesso (Ana Celle, Edilene, Emília, Gilma, Nadja e Sineide), estiveram presentes a técnica da Secretaria Estadual, Profª. Lauriene Loretto, e o Prof. Me. Marcos Oliveira (Universidade Federal Rural de Pernambuco - Campus UAG), que proferiu palestra sobre o tema da FOCO, Avaliação enquanto Mediação.
Além da palestra, houve a apresentação de projetos de intervenção realizados em vários municípios neste ano letivo e exposição de produções dos estudantes de escolas municipais, os quais evidenciaram os resultados positivos do PAS.
Em clima de confraternização, os que fazem o Programa Alfabetizar com Sucesso no Agreste
Meridional - Coordenadores da Regional, Coordenadores e Supervisores Municipais, Educadores de Apoio e Apoio Pedagógico da Rede Estadual, comemoram o êxito do Programa nesta Regional.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Deu na Rádio Marano | FM



O Gestor Regional, Paulo Lins, dá continuidade a sua entrevista na rádio Marano FM sobre educação em Garanhuns.

Programa: Manhã Total
Locutor: Luciano André

Clique aqui e ouça na íntegra

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

FORMATURA DO PROJETO TRAVESSIA 2011

O Projeto Travessia do Agreste Meridional promoveu neste dia 14 (quarta-feira) a Formatura Regional para cerca de 2.000 alunos. Fizeram-se presentes a Secretária Executiva da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Ana Selva, o Gestor Regional, Paulo Lins, a Chefe da Unidade de Desenvolvimento do Ensino, Adelma Elias, a Coordenadora do Projeto Travessia do Agreste Meridional, Cínthia H. Galindo, a Chefe da Unidade de Gestão de Rede, Evaneide Leite, Gestores, Professores e Supervisores das Escolas envolvidas nesse processo de conclusão.
Podemos contar também com a presença da Prefeita  de Jupi, Celina Tenório, e da sua Secretária de Educação Helena de Brito.






Demais fotos estarão disponíveis, em breve, no blog do Projeto Travessia:
 Fotos por: Jaqueline Pinto

Feliz Aniversário!

Que a Felicidade esteja presente em todos os momentos de sua vida. E que chuvas de bênçãos sejam derramadas sobre a sua vida Hoje e Sempre! Parabén

16/12
CARLA PATRICIA ROLDAO DE ARAUJO BOTELHO - ESCOLAS RS. NARCISO CORREIA
JOSE FRANCISCO DE LIMA - ESCOLAS RS. JOAO FERNANDES DA SILVA
MARIA SUELI NASCIMENTO SILVA - ESCOLA ESTADUAL LENITA FONTES CINTRA
ANA MABEL ALVES CAVALCANTI - CENTRO DE CAPACIT DE EDUCACAO ESPECIAL

17/12
CARLA MARIA TENORIO CAVALCANTE - G. E. RURAL CORONEL JOSE ABILIO
DORGIVANICE CAVALCANTI DA ROCHA E SILVA OLIVEIRA - ESCOLA AZARIAS SALGADO
MARIA HELENA ALEXANDRE DA SILVA - ESCOLA PADRE AGROBAR VALENCA
PATRICIA GOMES DE ALBUQUERQUE - GER. REG. DE EDUCACAO - GARANHUNS
ROBERTO MALTA DE MELO - ESCOLA DE REF. CORONEL NICOLAU SIQUEIRA

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SAEPE Pacto pela Educação

      No próximo dia 14 de dezembro estará acontecendo, nas 19 Escolas do Agreste Meridional que fazem parte do Pacto pela Educação, a avaliação SAEPE Pacto. Serão 13 municípios, 226 turmas e cerca de 10.020 alunos do Ensino Médio envolvidos nesse processo. Nesta avaliação os estudantes serão submetidos a Provas de Língua Portuguesa e Matemática.

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos o falecimento da Professora da EREM Frei Caetano de Messina, Rose Márcia Lopes de Carvalho, ontem à noite (12). O sepultamento será realizado hoje (13) às 14h no Cemitério do Pinto em Bom Conselho - PE.

De Paulo Lins e toda equipe da GRE-AM : Nossos sentimentos à toda a família. Que Deus esteja com todos vocês neste momento difícil.


Fonte da Informação: E-mail enviado pelo Gestor da Escola Frei Caetano de Messina.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO - PROFUNCIONÁRIO III

Neste sábado (10) aconteceu na GRE-AM a confraternização das Turmas do curso Profuncionário III. Além da Coordenação Regional e tutoras, fizeram-se presentes o Gestor Regional, Paulo Lins, as Chefes da UDE e UGR, Adelma Elias e Evaneide Leite.
O evento foi repleto de alegria. Na pauta pode-se vivenciar muitos momentos com mensagens, músicas, amigo secreto e outros, para encerrar foi servido um almoço.



Parabéns

Parabéns para você rogando que as bênçãos de Deus protejam o seu caminho.

12/12
ANA PAULA VILELA DE ARAUJO - ESCOLA DOM JUVENCIO BRITTO
DIEMES DOS SANTOS LOURENCO - ESCOLAS RS. LUIS PEREIRA JUNIOR
MARIA DO SOCORRO AMANCIO SILVA - G. E. PROFA. CLARICE GODOY
VERONICA SOARES DA SILVA - ESCOLAS RS. MONSENHOR MARQUES

13/12
LUIS ROBERTO CAVALCANTI DA SILVA - ESCOLA INST. SAO JOSE
MARIA LUCIA LOURENCO DA SILVA - ESC.DE REF.N.SRA. DO PERPETUO SOCORRO
MIKELAINE RODRIGUES DOS SANTOS SILVA - ESCOLA JOAO RODRIGUES CARDOSO
NELSON SOARES PESSOA - ESCOLA DE REF. CORONEL NICOLAU SIQUEIRA

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alunos da rede pública do estado receberão equipamento com licença especial da gigante Microsoft


Os alunos da rede estadual de ensino receberão tablets equipados com os principais programas da Microsoft, uma das principais empresas da área. A parceria entre a Secretaria de Educação do Estado (SEE) e a Microsoft foi firmada ontem. A gigante americana vai disponibilizar uma licença especial MSIS (Microsoft Student Innovation Suite) para os tablets e máquinas que serão usados em ambiente escolar. Isso significa que o governo vai pagar valores irrisórios pelos produtos Windows e Office para poder investir mais em inclusão tecnológica e equipamentos de qualidade. No ano que vem, a SEE vai distribuir 170 mil tablets para os alunos do 2º e do 3º ano do ensino médio. A iniciativa é inédita nas escolas públicas do país.

A partir de março, todos os tablets terão sistema operacional e pacote Office licenciado. “Nós gastaríamos R$ 180 por programa se não existisse a parceria. Outra vantagem é que o aluno da rede estadual vai usar uma tecnologia que existe em todo o mundo”, explicou o secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes. A licença especial da Microsoft é uma ação que existe há três anos e já funciona em escolas públicas da Rússia, China e Índia. A compra dos tablets para os estudantes está em fase de licitação. Segundo Gomes, a parceria também prevê o download de programas pedagógicos para equipar os notebooks dos professores da rede. Os docentes ganharam um computador pessoal através do programa Professor Conectado.

Resolvida esta primeira etapa da inclusão tecnológica na rede estadual, o desafio do secretário será outro. É que muitos alunos das escolas públicas só entram na internet para acessar as redes sociais. Um hábito que precisa ser mudado para que a inserção do tablet vire sucesso. Jéssica Tayane Melo, aluna do 1º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Sizenando Silveira, tem computador em casa mas só usa MSN e Orkut. “Vou tentar usar o tablet para estudar e fazer pesquisas”, confessou. Para evitar a tentação, a internet sem fio que será instalada nas escolas da rede terá filtros para as redes sociais. Quarenta professores da rede serão capacitados, durante dez meses, pela Microsoft. “Vamos instruir os professores para que eles usem a tecnologia a favor das suas disciplinas”, explicou o diretor de educação da Microsoft no Brasil, Emílio Munaro.

CONVITE

Convite de Culminancia da Escola Aberta em parceria Escola Simôa Gomes e Aderbal Jurema.




Garanhuns da adeus a guerreira


Escrevo a este conceituado blog com a triste missão de noticiar o falecimento de nossa querida Silvana, Conselheira Tutelar de Garanhuns, exemplo de dedicação e compromisso com a causa da infância e juventude.

Era uma pessoa aguerrida, determinada, atuante e ética. Honrou, com muito mérito, seu mandato de conselheira tutelar. Nos últimos meses, apesar de enferma, estava sempre disponível: onde houvesse uma criança ou adolescente em situação de risco, lá estava Silvana a fim de protegê-lo! Um verdadeiro anjo da guarda materializado para centenas de crianças e adolescentes de nosso município.
Conviver com Silvana foi um privilégio e um importante aprendizado. Sabia dosar, como ninguém, humildade e determinação. Falava a língua do amor e da caridade. Dava de si, sem pensar em si.

Garanhuns amanheceu órfão: faleceu nossa guerreira!
Com imenso pesar, Dra. Karla Fabíola Rafael Peixoto Dantas, Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Garanhuns

"Silvana CARIDADE Espinhara do Conselho Tutelar"

Deu na Rádio Papacaça



Repórter informa que as Escolas de Referência do Estado receberão peças de lego com o objetivo de oferecer a atividade de robótica, a assinatura formal da parceria do Governo do Estado com a empresa acontecerá no final de semana em um evento no Recife.

Programa:
Jornal Completo

Locutores: Gláucio e Paulo Dantas.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FORMATURA ESTADUAL DO PROJETO TRAVESSIA


 O governador Eduardo Campos esteve neste domingo na formatura dos mais de 42 mil alunos do Projeto Travessia, uma ação da Fundação Roberto Marinho em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco. O Projeto traz de volta para as salas de aulas, jovens e adultos que haviam parado de estudar. 


A Coordenação do Travessia - Agreste Meridional levou, um representação com 20 pessoas, para participar do evento.






Fotografias por Mª José - Supervisora do Projeto Travessia.







Hoje na GRE-AM

Hoje o Gestor atendeu 23 visitantes. Os destaques foram, o Secretario de Educação de Canhotinho, Jessé Ferreira de Mendonça, a Gestora da Escolas Amélia Gueiros, Monica Lucy e a Gestora da Escola Pe. Antônio Callou, Maria Stella de Oliveira Passos, estiveram reunidos com o Gestor da GRE – Paulo Lins, tarando da municipalização do ensino fundamental na cidade.

Logo após Paulo Lins se reuniu com Secretario de Educação de São Bento do Uma, Eraldo Gledson, a Gestora da Escolas Elpídio Barbosa Maciel, Célia Oliveira Valença e a Gestora da Escola Lenita Fontes Cintra, Gleyton Agripino de Melo Macedo, tratando do mesmo tema.






Feliz Aniversário!

Feliz Aniversário! Que você tenha um dia lindo e que seja o início de uma fase mágica. Parabéns!

06/12
JOAQUIM FAUSTO FILHO - ESC REF PROFA ISMENIA LEMOS WANDERLEY
MARIA MADALENA BEZERRA - ESCOLA AZARIAS SALGADO
IOLANDA CORDEIRO CAVALCANTE - G. E. RODOLFO PAIVA

07/12
LUCILA FLORENTINO DE ARAUJO - ESCOLA DE REF. FREI CAETANO DE MESSINA
MARIA BEATRIZ DE ARAUJO - GER. REG. DE EDUCACAO - GARANHUNS
ALLAN DELONG SILVERIO MONTEIRO - ESC HENRIQUE JUSTINO DE MELO - JUCATI

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Programa Travessia forma 42,5 mil estudantes em Pernambuco

Cerimônia conta com a presença do governador Eduardo Campos.
Programa é uma parceria do Governo com a Fundação Roberto Marinho.

Neste domingo, 42.500 estudantes da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco estão se formando no programa Travessia. A cerimônia de formatura está sendo realizada nesta tarde, no Centro de Convenções de Pernambuco, com a presença de 18 mil estudantes de todo o Estado. Esta será a primeira vez que o programa forma uma turma do Ensino Fundamental, com 12.500 alunos. Já os outros 30 mil formandos recebem o certificado do Ensino Médio.
O Travessia é uma ação da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O programa procura melhorar a qualidade da educação pública de Pernambuco voltada para o Ensino Médio para jovens com mais de 17 anos e do Ensino Fundamental para jovens com 15 anos ou mais. O seu currículo dá ênfase à cultura nacional e local, levando a vida para a sala de aula e estimulando a participação social dos alunos.
A solenidade conta com a participação do governador Eduardo Campos, do secretário de Educação do Estado, Anderson Gomes, do presidente da Fundação Roberto Marinho (FRM), José Roberto Marinho, do vice-presidente João Roberto Marinho, além do secretário-geral da FRM, Hugo Barreto, e da gerente geral de Educação, Vilma Guimarães.
O Programa está em 179 dos 185 municípios pernambucanos e já formou 127.500 estudantes, já contabilizando os 42.500 deste ano. Atualmente, sua metodologia é utilizada em mais de 600 escolas da rede pública, em 2.189 salas de aula das 17 regionais do Estado.


Matéria do Bom dia PE

Já o Fantástico, programa jornalistico da TV Globo, também deu destaque ao evento.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Confraternização do PJU do Agreste Meridional


Aconteceu na manhã de ontem (2/11/11) no auditório da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional – GRE, a última reunião do ano do Projovem Urbano (PJU) com: informações; trocas de experiências exitosas; relatos sobre o Fórum da Juventude e Cidadania (já postado no BLOGATIVO); dinâmicas; depoimentos dos professores e da coordenação regional. Ainda em clima de confraternização de final dessa edição de programa PJU e natalina, logo após a reunião, os profissionais já mencionados junto com alguns convidados parceiros da GRE/Agreste Meridional se dirigiram para o Restaurante Terraço para um almoço.

No restaurante, a coordenação regional do PJU na pessoa de Elielda Duarte (Diretora Executiva do PJU do Agreste Meridional) fez uma homenagem de honra ao mérito para os docentes que se destacaram durante esta sexta entrada do PJU (anos de 2010/2011) como: Iracema; Michele Noronha (Lagoa do Ouro); Amanda Maciel Ferraz (Garanhuns); Ana Angélica (Brejão); Douglas (Angelim); Edvania; Gilda representada por Márcia Ivo (Caetés); dentre outros. Houve também uma homenagem aos motoristas do PJU Luciano e Dogival que também são estudantes do programa.

Esta mesma coordenação (nas pessoas de: Carmem, Daniel, Lívia, Margarete e Anderson), homenageou Elielda e Diorges (já mencionados) pela condução nesses 18 meses.

Escola de Referência Profª Ismênia Lemos Wanderley-Brejão-PE

Nesta quinta-feira, 01 de dezembro é o Dia Mundial de Combate a AIDS. Com intuito de minimizar o preconceito e levar informação sobre as doenças sexualmente transmissíveis, professores e alunos estarão juntos distribuindo panfletos e preservativos.



História - O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. No Brasil, a data foi adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.
Panfletos e preservativos serão distribuídos no Dia de Combate a AIDS .

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

I JORNADA ESTADUAL DOS DIREITOS HUMANOS

Durante a I Jornada dos Direitos Humanos do Estado, os palestrantes Alexandre Nápoles e Giovana de Oliveira da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco estiveram neste dia 01 de dezembro, na Escola Jerônimo Gueiros, em Garanhuns.
Fizeram-se presentes no evento o Gestor Regional, Paulo Lins, o Gestor da escola José Maria, o representante da Comunidade Quilombola - Timbó, Expedito Ferreira Silva, as Técnicas da GRE Lourdes Antunes e Mª Ivete Vasconcelos e alunos das Escolas Jerônimo Gueiros - Canhotinho, Prof. Jerônimo Gueiros e São Cristóvão - Garanhuns.

 Giovana de Oliveira, Alexandre Nápoles, Paulo Lins, José Maria, Expedito Ferreira da Silva


 Técnicas da GRE e Plenária

Fotografias por: Jaqueline Pinto Alves

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Deu na Radio


Paulo Lins falou para os ouvintes da Radio Sete colinas sobre reordenamento da Rede de ensino no Agreste Meridional. Na entrevista, o Gestor explicou que, de acordo com Constituição Federal, os municípios são responsáveis pelo Ensino Fundamental (da 1ª a 4ª serie) e o Estado é responsável pelo Ensino Médio (da 5ª serie ao 3ª ano), já que o município recebe verba do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental) para ser investido no Ensino Fundamental e a verba do estado é para o Ensino Médio. Paulo Lins salientou que o objetivo é oferecer um ensino de qualidade e que se depender dele e do Governador Eduardo Campos nem uma criança ficará fora da escola, sem material escolar e merenda.

Rádio: Sete Colinas FM
Programa: Jornal da Sete
Locutor: Valdir Marinho

Clique aqui e ouça na íntegra

O Gestor da GRE – Agreste Meridional fala Radio 7 colinas FM

Paulo Lins estará logo mais na Radio 7 colinas FM atendendo o convite do Radialista Valdir Marinho e falando sobre reordenamento da Rede.

O Gestor da GRE-AM recebeu uma Comissão de pais e alunos do Instituto Bíblico do Norte


O Gestor da GRE, Paulo Lins, recebeu em seu gabinete uma comissão de pais e alunos da Escola Estadual Instituto Bíblico do Norte situado em Garanhuns para tratar da municipalização do ensino Fundamental.

No encontro foi marcada uma reunião com todos os Pais, alunos, Professores e um representante do município de Garanhuns. A data do encontro será articulada pela comissão para ser exposta a sociedade os motivos da municipalização do ensino fundamental.